Geral
Foto: Corpo de Bombeiros/SC

Em nota, a UCEFF se solidarizou com os familiares dos estudantes vítimas de um naufrágio no rio Uruguai no final da noite de quarta-feira, 6, e anunciou o cancelamento das aulas nesta quinta e na sexta-feira, 8, em Itapiranga – SC. Também informou que preza pela segurança no transporte de seus acadêmicos, disponibilizando gratuitamente embarcação apropriada, regular e segura para as travessias que, infelizmente, nesse caso não foi utilizada.

Um inquérito policial será instaurado pela Polícia Civil para ouvir os sobreviventes, quem conduzia o barco e os proprietários. O objetivo é saber se o condutor era habilitado, se tinha condições para condução e o motivo pelo qual os tripulantes não estavam utilizando coletes salva-vidas.

Por volta das 23 horas, a embarcação transportava 13 estudantes e o pilotou quando afundou durante a travessia entre Itapiranga e Barra do Guarita. Todos os ocupantes foram resgatados, menos Andrei Franchini, de 19 anos, residente em Vista Gaúcha, acadêmico da UCEFF, que segue desaparecido.

Bombeiros de Itapiranga, de Passo Fundo e de Três Passos seguiram as buscas nesta quinta-feira, 7, no trecho do rio entre o local do naufrágio e o Salto do Yucumã. Na parte da tarde, a operação ganhou reforço da Marinha do Porto de Itajaí – SC. As buscas foram suspensas no final do dia e devem ser retomadas no início da manhã desta sexta-feira, 8.