Geral

Brasil não terá horário de verão em 2024, confirma governo federal

O Brasil não terá horário de verão em 2024. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (16), em entrevista coletiva do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A mudança no horário padrão do país vinha sendo discutida nas últimas semanas. A estratégia era cogitada para reduzir o consumo de energia elétrica durante a estação mais quente do ano e também para reduzir os efeitos da crise hídrica. Em algumas regiões do país, a estiagem é considerada a pior dos últimos 73 anos.

Segundo o ministro, reuniões com especialistas e autoridades do setor energético definiram que não haveria necessidade da adoção da medida neste ano. Silveira destacou que as medidas de planejamento adotadas pelo Ministério de Minas e Energia teriam garantido a segurança energética e diminuíram o impacto do horário de verão nas vidas das pessoas. Ele explicou também que o prazo necessário para adaptação seria mais um impeditivo para a medida este ano.

— O horário de verão tem o pico do custo-benefício nos meses de outubro, novembro e meados de dezembro. Nós, se fizéssemos agora, usufruiríamos muito pouco deste pico do custo-benefício. Isso porque mesmo decretando o horário de verão teríamos que fazer um planejamento mínimo para que os setores se adaptassem, e conseguiríamos entrar com isso em meados de novembro, então o custo-benefício seria muito pequeno — explicou o ministro.

Apesar de descartar a adoção do horário de verão neste ano, o ministro informou que discussões devem definir a possível decretação da medida no próximo ano, no fim de 2025.

— O Brasil se divide muito em relação às opiniões sobre o horário de verão. Aqui nesta sala mesmo talvez uma boa parte gostaria, e outros não. Mas, não sendo imprescindível, importante esta palavra, eu encaminhei, assumindo a responsabilidade como ministro de Estado, a proposição pela não adoção de horário de verão para o período de verão neste ano. Mais uma vez destacando que a política voltou a ser considerada no Brasil e não está descartada para períodos posteriores — afirmou.

Apesar da estiagem histórica em diversos estados, o Sudeste e algumas regiões já registraram chuvas, o que segundo o ministério sinaliza que o período mais crítico da crise hídrica pode ter passado.

O horário de verão foi extinto em 2019, no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL). Na época, ele alegou que a medida não teria benefícios.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a possibilidade de volta do horário de verão no início do mês. Desde então, a pasta consultou empresas para definir sobre a retomada ou não do horário de verão neste ano. De acordo com ele, foram mais de 10 reuniões nos últimos dois meses com especialistas e entidades do setor elétrico para avaliar a necessidade ou não da medida este ano.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG

NSC Total

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

2 horas ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

2 horas ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

13 horas ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

14 horas ago

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

14 horas ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

20 horas ago

This website uses cookies.