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Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Aposentados estão sofrendo descontos mensais não autorizados que surgem nos seus contracheques a título de seguros que jamais contrataram.

Saiba como verificar se você é uma das vítimas:

Passo 1

É preciso ir até a central de serviços “Meu INSS”, acessível por meio de computador ou celular (aplicativo disponível para download).

Além de verificar os contracheques, a ferramenta permite fazer agendamento e realizar outras consultas.

Para utilizar o Meu INSS, é preciso se cadastrar e obter uma senha no site da instituição. O endereço é https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/

Na página do INSS, figuras de cadeados indicam quais os serviços que exigirão senha. Em caso de dúvidas, as pessoas podem buscar auxílio junto ao fone 135.

Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.

Em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve conter letras e números. Exemplo: “Seguranca1”.

 A senha inicial para acessar o Meu INSS também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e Sicredi.

Passo 2

Depois de cadastrar a senha, o aposentado deve escolher a opção “histórico de crédito de benefício”. Usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS, o histórico mostra sua renda mensal, detalha os valores, o banco e a data de pagamento. Entre os itens discriminados no contracheque, devem constar os descontos de seguros feitos por centrais associativas, caso eles existam.

O histórico de crédito de benefício disponível é usado para comprovar que a pessoa recebe vencimento do INSS. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades.

Diário Gaúcho