Geral
Aniversário de 16 anos de Kemilly Bortolin. (Foto: Matheus Adan, NSC TV)

O dilema para quem nasce no dia 29 de fevereiro do ano bissexto é sempre o mesmo: em qual dia comemorar o aniversário, já que a data se repete apenas de quatro em quatro anos? Este é o caso de Kemilly Bortolin, que completa 16 anos nesta quinta-feira (29).

A jovem relata que o fato gera curiosidade entre as pessoas, que a enchem de questionamentos e até duvidam da situação.

— As pessoas ficam bastante surpresas. Eu lembro que uma vez tive que mostrar até minha identidade para realmente comprovar que eu tinha nascido dia 29 de fevereiro. Foi um momento bem marcante — lembra.

Fora de ano bissexto, Kemilly diz que costuma comemorar o aniversário no dia 28 — um dia antes da data oficial. Isso porque se considera ansiosa e, também, para fazer a festividade em seu mês de nascimento. O dia 29, no entanto, tem sabor especial.

— 29 de fevereiro é muito gratificante porque, querendo ou não, eu estou vivendo minha data. Porque é totalmente diferente de uma pessoa que faz aniversário na data certinha dela. Comigo isso acontece só de quatro em quatro anos.

Apesar do fato ser curioso, a adolescente se sente privilegiada pela data de nascimento.

— Me sinto muito especial porque, querendo ou não, é meio difícil das pessoas em volta de mim esquecerem de meu aniversário — brinca.

Como são feitos os registros de nascimento

Em Santa Catarina, desde os anos 2000, 1.215 catarinenses nasceram no dia 29 de fevereiro, de acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Flávia Lagemann, registradora civil e diretora da Arpen-SC explica que o registro de uma pessoa que nasce neste dia segue o parâmetro de qualquer registro de criança que nasce no país, conforme a Lei nº 12.662, de 2012.

Ou seja, a certidão será registrada em 29 do ano bissexto em questão, contendo as mesmas informações de comuns, como nome, sobrenome, hora, naturalidade e filiação. Quanto ao dia da comemoração do aniversário, Flávia diz que a polêmica já é maior e que gera até brincadeira.

— As pessoas gostam de dizer que só fazem aniversário uma vez a cada quatro anos, então se a pessoa viver 100 anos ela terá 25 anos. Mas não é assim que funciona. Ela pode escolher, então, a data que ela quer comemorar, se 28 de fevereiro ou 1° de março, mas a data de nascimento sempre vai constar na certidão ou em todos os outros documentos dela — complementa.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CZoNAa3A1cd9K2twPZowdb

NSC Total