A licitação para a contratação da empresa que vai realizar o projeto da ponte sobre o Rio Uruguaí, entre Barra do Guarita e Itapiranga, foi finalizada com a vitória da empresa Única Consultoria de Engenharia LTDA, com valor de R$ 4,5 milhões de reais.
A empresa é de Chapecó e está no mercado desde 1997 e é especialista em projetos rodoviários e de mobilidade urbana, tendo sido responsável pelos projetos da SC-135 entre Videira e Tangara, Praça de Pedágio de Vila Velha no Espirito Santo e outras obras pelo Brasil.
Segundo o edital a implantação de nova ponte sobre o Rio Uruguai tem por objetivo incrementar a conectividade da malha rodoviária entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Atualmente na região, há somente outros dois pontos de travessia sobre o Rio Uruguai: na BR-158, entre os municípios de Iraí/RS e Palmitos/SC, e entre Goio-Ên/RS e Chapecó/SC, na RS-406/SC-480. Considerando o já mencionado importante fluxo de cargas que trafega na BR-163 no extremo-oeste catarinense, e no noroeste gaúcho, tem-se uma penalidade nas distâncias percorridas pelos usuários desta rota de transporte: a partir de Itapiranga/SC, para a travessia ao estado gaúcho, é necessário percorrer uma distância de 88 km até a travessia em Palmitos/SC. Para quem chega por Barra do Guarita/RS, um desvio de 105 km é requerido para alcançar Santa Catarina. Desta forma, com a construção da nova Ponte entre o noroeste gaúcho e o extremo oeste de Santa Catarina, mitigam-se as distâncias e custos de transporte, tanto de passageiros como das cargas comerciais, e otimiza-se ainda mais a economia local. Ainda, com esta alternativa às travessias da BR-158 e da RS-406/SC-480, contribui-se para desafogar o tráfego nessas vias e tornar mais eficiente a conexão entre vários municípios desta região. Os resultados serão percebidos quanto à fluidez e segurança do trânsito, seus efeitos sobre os custos de transporte em geral, o número de acidentes e o bem-estar da população local.
O edital também traz um esboço da localização e do traçado da ponte que a julgar pelo mapa não seguiria o atual traçado da rodovia e não ficaria localizada no mesmo trecho onde hoje é realizada a travessia por Balsa e sim mais abaixo no Rio Uruguai, quase na altura do local conhecido com Remanso e fazendo uma acesso para a ponte de 800 metros em Barra do Guarita, mais 900 metros de ponte sobre o leito do rio e um acesso de 1km no lado catarinense.
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Jornal Província