Neste sábado, 20, seis regiões do RS estão classificadas na bandeira vermelha nesta sétima rodada do Distanciamento Controlado. A região de Palmeira das Missões teve uma alteração na bandeira do Distanciamento Controlado, de laranja passou para vermelha. Frederico Westphalen integra esta macrorregião ao qual também pertence Três Passos e mais 11 cidades da Região Celeiro: Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha.
A bandeira vermelha representa uma situação mais preocupante. Em virtude disso, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem permanecer abertos, mantendo 50% dos trabalhos. A partir do sinal vermelho, restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber cleintes no local, bem como, academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, passam a ser totalmente vedados.
Nos municípios com shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. Cursos livres, cujo funcionamento estavam permitidos, com respeito às medidas sanitárias, desde o dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades, que continuarão de maneira remota.
Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados. Acesse o site do distanciamento social controlado e saiba o que e como pode funcionar cada setor econômico de Três Passos e região, conforme as medidas do decreto de distanciamento social controlado. Basta digitar o nome do município na busca, selecionar o setor e fazer download do material explicativo.
A Amuceleiro – Associação dos Municípios da Região Celeiro pode apresentar recurso para recorrer da decisão do modelo até as 18h deste domingo, 21, conforme os novos ajustes na sistemática do Distanciamento Controlado. Na segunda-feira, 22, o Gabinete de Crise fará nova análise e divulgará à tarde as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 23 a 29 de junho.
Com o avanço da doença, o Rio Grande do Sul apresenta uma predominância de bandeiras laranja e vermelha. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças nesta rodada. Contudo, segue sem nenhuma bandeira preta, que significa risco altíssimo de propagação da covid-19 e baixo nível de atendimento no sistema de saúde.
No entanto, todas as regiões, seja qual for a bandeira na qual está classificada, devem seguir todos os protocolos de prevenção, que incluem uso de máscara e demais equipamentos de proteção individuais, distanciamento interpessoal, higienização dos ambientes e das mãos, afastamento de casos positivos ou suspeitos, cumprimento do teto de ocupação conforme alvará de funcionamento ou Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) e atendimento diferenciado para grupos de risco da covid-19.
Com informações da Secom RS