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Movimento busca construir ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita. Foto: Arquivo/TP News

Um dos últimos passos para a federalização da SCT-163, no trecho de 68 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, foi dado no início de março de 2020, quando o superintendente Ronaldo Carioni Barbosa, entregou o Termo de Transferência da rodovia para o secretário de Infraestrutura, Thiago Augusto Vieira.

De acordo com o superintendente, o documento foi para análise jurídica e assinatura do governador Carlos Moisés da Silva. Posteriormente vai para a aprovação final do Dnit, em Brasília. “Só faltam alguns tramites burocráticos para assumirmos o trecho Sul da 163. Com a federalização essa rodovia que é muito importante não fica interrompida, uma parte federal e uma estadual. Também facilita para buscarmos recursos para uma ponte sobre o rio Uruguai, que é uma demanda dos municípios do Rio Grande do Sul”, disse o superintendente.

No lado gaúcho, em entrevista ao Programa Tribuna Popular da Rádio Província, no sábado, 23, o prefeito de Braga, Carlos Vigne, presidente da Amuceiro, informou que após uma reunião por videoconferência com o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, ficou acertado que esse vai trabalhar para dar celeridade no processo de federalização da rodovia que liga Tenente Portela à Barra do Guarita.

Após esse processo de federalização, assim como já está em andamento do lado catarinense, a rodovia passa a integrar, novamente, a BR-163, maior rodovia do Brasil, e volta a ser administrada pela União.

A necessidade de que a União seja a administradora da rodovia ocorre em virtude da intenção que a região mantém da construção de uma ponte entre Barra do Guarita – RS e Itapiranga – SC. Os estados não teriam condições de bancar uma obra dessa magnitude, enquanto a União, através do Ministério de Infraestrutura, já demonstrou interesse nessa obra.