Geral
Foto: Reprodução

O frio à noite aumenta na segunda metade desta semana no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar frio ingressou no Estado no começo da semana, impulsionada por um ciclone extratropical sobre o Atlântico a Leste do Estado. Com efeito, os dias ficaram mais agradáveis e algumas regiões tiveram um pouco de frio durante a noite.

Inicialmente, a temperatura na madrugada desta terça-feira caiu abaixo dos 10ºC em diversas cidades do Norte do Estado. A atmosfera estava mais seca nesta parte do Rio Grande do Sul e o tempo mais aberto. Portanto, os fatores foram determinantes para as mínimas menores.

PREVISÃO DE MAIS FRIO À NOITE

A previsão da MetSul é que o frio aumente à noite agora na segunda metade da semana no Rio Grande do Sul. Com efeito, à medida que o ciclone no oceano começa a se distanciar, ar mais seco passa a atuar na maioria das regiões. Sob uma atmosfera mais seco, o resfriamento noturno é favorecido.

Então, o prognóstico é que os Aparados da Serra devem ter mínimas ao redor ou abaixo de 10ºC até a metade da próxima semana. Marcas de um dígito estão na previsão para Soledade e outros pontos do Planalto Médio até sexta-feira. As madrugadas desta quarta, quinta e sexta terão de 8ºC a 10ºC em Santa Rosa e em baixadas do Noroeste.

Marcas um pouco abaixo ou acima, mas ao redor de 10ºC, são previstas para as madrugadas até o fim de semana, por exemplo, na Campanha e na fronteira com o Uruguai.

Porto Alegre deve ter mínimas de 15ºC a 17ºC até o fim de semana ao passo que pontos da área metropolitana podem registrar entre 13ºC e 15ºC.

Por fim, as tardes devem seguir bastante agradáveis e com marcas típicas de começo de outono. Haverá gradual aquecimento. Assim, as máximas se elevam mais no fim de semana, quando, por exemplo, a Grande Porto Alegre deverá registrar 28ºC a 29ºC.

MetSul