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Foto: INSS/Divulgação

Na quarta-feira (23/04), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para combater descontos irregulares em aposentadorias e pensões, que totalizaram R$ 6,3 bilhões ao longo de cinco anos.

Os suspeitos promoveram cobranças indevidas de mensalidades, que eram descontadas das aposentadorias e pensões das vítimas, que não haviam autorizado e sequer tinham ciência dos pagamentos fraudulentos, entre 2019 e 2024.

Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem dúvidas se houve desconto de mensalidade associativa no seu extrato de pagamentos (contracheque), fique atento ao que fazer — e como pedir o ressarcimento.

Como verificar se há desconto

Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.

Como pedir o ressarcimento

Já para pedir a devolução de valores já descontados em meses anteriores, é preciso entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.

Também é importante que seja registrada denúncia sobre descontos não autorizados de associações ou entidades no Portal do Consumidor ( www.consumidor.gov.br/ ) e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR ( falabr.cgu.gov.br/web/home ).

Como pedir a exclusão do desconto

Confira a seguir, como fazer para pedir a exclusão do débito de forma automática pelo Meu INSS. Vale ressaltar que agora já é possível que o aposentado busque o serviço por voz caso tenha dificuldades com utilização de tecnologias.

  1. Acesse o Meu INSS com login e senha.
  2. Na página inicial selecione Novo pedido.
  3. No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
  4. Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
  5. Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
  6. Após atualizar os dados, selecione Avançar.
  7. Leia as instruções e escolha Avançar.
  8. Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
  9. Anexe os documentos  (se for necessário) e vá em Avançar.
  10. Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
  11. Confira os dados informados no requerimento.
  12. Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.

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