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Embora seja obrigatório desde 2013 que as lojas e demais estabelecimentos informem na nota fiscal o valor de tributos que está embutido em uma compra, a maioria dos consumidores afirma que desconhece essa informação. É o que aponta um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito divulgado nesta segunda-feira, 27.

Segundo a pesquisa, 74% dos consumidores brasileiros não têm o hábito de procurar saber o quanto pagam de imposto ao adquirir um bem ou contratar um serviço.

Mesmo com a maior parte das pessoas afirmando não saber quanto pagam de tributos, a grande maioria, 93% dos entrevistados pela pesquisa, opinam que a tributação é um fator que contribui para que alguns produtos tenham um preço elevado no mercado.

Já a falta de transparência é motivo de queixa para 95% dos consumidores.

A pesquisa também ouviu os empresários sobre seus hábitos de conferir, ou não, quanto pagam de tributos. Entre os pequenos empresários, a minoria, 22% dos entrevistados disseram que sabe exatamente o percentual de imposto embutido nas transações comerciais. Já outros 32% dizem saber do valor aproximado, enquanto a maior parte, com 41%, não soube responder.

Outro dado apresentado pelo levantamento é que 90% dos micro e pequenos empresários consideram injusto o sistema tributário do país.

G1