Associação de Municípios do Norte do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina unem forças para pleitear a construção de uma ponte no rio Uruguai, a fim de ligar a região Celeiro gaúcha e ao município catarinense de Itapiranga.
Durante entrevista hoje pela manhã na Rádio Progresso de Ijuí, o presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro e prefeito de Inhacorá, Everaldo Rolim (foto), disse que a ponte é fundamental para auxiliar o escoamento da produção e também para o turismo.
Semana passada, durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, prefeitos e demais representantes da Amuceleiro, Amuplam, Amzop – que é a Associação de Municípios da Zona da Produção gaúcha – e a Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina se reuniram com o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
O objetivo foi buscar apoio para a iniciativa. Everaldo Rolim enfatizou que neste momento existe pedido para que o governo federal realize estudo de viabilidade técnica e ambiental, a fim de provar para a União a importância de edificar a ponte.
Segundo ele, uma ponte entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina vai beneficiar todo o Brasil e destaca deputados ou senadores dos dois Estados podem ajudar com indicação de dinheiro, o que já é um avanço na reivindicação.
O presidente da Amuceleiro ainda destacou a existência do Salto do Yucumã, no rio Uruguai, no município de Derrubadas, como outro fator determinante a ser beneficiado com a ponte, pois vai atrair mais turistas a fim de visitar o local.
Rádio Progresso de Ijuí