O governo federal decidiu prorrogar para o dia 6 de dezembro o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. A data limite para a adequação era até esta segunda-feira, 6.
Inicialmente nesta segunda o governo havia informada que o prazo seria prorrogado até 11 de janeiro de 2024. Mais tarde, atualizou a informação para 6 de dezembro.
A mudança no prazo atende um pedido dos estados. Até o momento, segundo o Ministério da Gestão e Inovação, 2 milhões de novas carteiras de identidade foram emitidas.
O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas. Essa é a segunda vez que o prazo é prorrogado pelo governo.
Em Frederico Westphalen, as pessoas que já queiram atualizar o documento podem comparecer ao Posto de Identificação do IGP com os documentos exigidos, sem a necessidade de agendamento. O horário de funcionamento é das 8h às 13h, sem fechar ao meio-dia.
Conforme explica a papiloscopista e chefe da Seção Regional da 4ª CRP de Passo Fundo, Cacilda Rossato, é obrigatório estar com a certidão original, e em bom estado. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
– O Novo RG unifica o Registro Geral em todas as unidades da Federação, por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, ou seja, o CPF. Além de termos acesso a ela na versão digital, por meio do portal Gov.br. Com essa nova carteira também a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por Estado, além do CPF. Então com essa nova carteira de identificação nacional, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação em todos os estados –, destacou a papiloscopista.
A primeira via é gratuita em todo o território nacional. Para a segunda via o valor é de R$ 86,66, com prazo de entrega em até 25 dias úteis.
Seja o primeiro a ficar informado!
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso
LA Mais