Geral
Foto: Divulgação

Em breve podemos ver plataformas como WhatsApp, TikTok e Instagram, se tornarem pagas, em uma cobrança individual por conteúdo realizadas pelas operadoras que, hoje, não cobram o percentual de internet utilizado no acesso às plataformas. Essa afirmação foi feita pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, durante a MWC 2024, principal feira de conectividade do mundo, que disse acreditar em um fim da utilização gratuita a essas redes sociais.

Carlos ainda destacou que as empresas de telecomunicações têm a liberdade de adotar qualquer estratégia, inclusive a ‘zero rating’, na qual certos aplicativos não consomem dados da franquia, atualmente utilizada. Entretanto, revelou que muitas operadoras buscam novas abordagens devido às mudanças do mercado.

Ele ressaltou no evento que não sabe como as empresas podem informar os usuários sobre o aumento nos custos. Porém, disse que a Anatel está realizando uma tomada de subsídios sobre os deveres dos usuários de redes de telefonia, aplicáveis para pessoas físicas e provedores de aplicações online. Além disso, a Claro está retirando aplicativos ilimitados de novos planos, fato que fortalece a tese de Carlos sobre o fim do modelo de ‘zero rating’. 

Há pouco tempo, empresas de telecomunicações brasileiras já haviam expressado seu descontentamento com a falta de contribuição financeira por parte de marcas como Google, Meta e Netflix para realizar a manutenção e expansão da infraestrutura de internet no País. Por isso, operadoras como Algar Telecom, Claro, TIM e Vivo escreveram uma carta aberta pedindo uma distribuição de custos mais justa.

As instituições alegam que serão necessários investimentos pesados devido ao aumento do consumo médio de dados por smartphone na América Latina, devendo quadruplicar para 40GB até 2028. Elas também afirmam que as big techs citadas se beneficiam com um serviço de qualidade e por isso devem auxiliar com recursos financeiros.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/FOhcNIEOVyJG0gJTOuv1ue

Coletiva.net