Geral
Foto: Arquivo Três Passos News

As chuvas previstas para o final de novembro e início de dezembro devem favorecer a agricultura no Rio Grande do Sul e na região Sul, afastando o risco de uma estiagem ampla que comprometeria a safra de verão. A MetSul Meteorologia projeta acumulados próximos ou acima da média, garantindo umidade do solo essencial para o cultivo de milho e soja.

Segundo a meteorologista Estael Sias, estiagens severas, como as de 2012 e 2020, geralmente começam a se manifestar em novembro e dezembro, mas o cenário atual é diferente. “As chuvas previstas devem beneficiar as áreas que sofreram com precipitação reduzida, especialmente no Noroeste do estado”, afirma.

No entanto, o excesso de chuva pode gerar desafios, como atrasos no plantio e alagamentos em algumas regiões, especialmente na Metade Norte. Volumes entre 100 mm e 150 mm, ou até maiores, estão previstos para os próximos sete dias em parte do Noroeste e Norte do estado.

A previsão para dezembro é de chuvas próximas ou acima da média na maior parte do Sul, com exceção de áreas ao Sul do Rio Grande do Sul, predominantes na cultura do arroz. O padrão climático atual, com neutralidade fria no Oceano Pacífico, favorece a regularidade das precipitações.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Metsul