
O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi marcado por uma triste sequência de violência contra mulheres no Rio Grande do Sul. Em menos de 24 horas, seis feminicídios foram registrados em diferentes cidades do estado, escancarando mais uma vez a brutalidade que persiste em relações marcadas pelo controle e pela intolerância.
Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, Jane Cristina Montiel Gobatto, de 54 anos, foi assassinada a facadas pelo próprio companheiro, de 64 anos, na tarde de sexta-feira (18). O crime aconteceu por volta das 15h35, na Travessa João Coser, bairro Santa Rita. Jane foi atingida no pescoço e não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local. O suspeito foi preso em flagrante e a faca usada no crime foi apreendida. Este é o segundo feminicídio registrado na cidade em menos de 20 dias e o décimo homicídio do ano.
Feliz
Já na cidade de Feliz, no Vale do Caí, a madrugada começou marcada por um duplo homicídio. Raíssa Müller, de 21 anos, e Éric Richard de Oliveira Turato, de 24, foram mortos a facadas pelo ex-namorado de Raíssa, que não aceitava o fim do relacionamento. O crime aconteceu por volta da 1h30min, em uma casa no distrito de Arroio Feliz. O autor foi encontrado gravemente ferido na piscina da residência e está internado sob custódia policial. A Polícia Civil autuou o suspeito em flagrante por feminicídio e homicídio qualificado.
Parobé
Horas depois, em Parobé, no Vale do Paranhana, um novo caso chocou a população. Caroline Machado Dorneles, de 25 anos, grávida de três meses, foi encontrada morta em uma rua do bairro Colina do Leão, com ao menos três golpes de faca. Segundo familiares, Caroline já havia sido vítima de agressões pelo mesmo homem, seu ex-companheiro, que está foragido. A jovem, que morava em Novo Hamburgo, teria ido até Parobé para buscar pertences pessoais quando foi morta. A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do suspeito e segue investigando o caso.
São Gabriel
Em São Gabriel, na Fronteira Oeste, o crime foi cometido em plena luz do dia. Juliana Proença, de 47 anos, foi atacada dentro de casa, no bairro Vila Lima, com golpes de faca no pescoço, na frente da filha de apenas seis anos. O ex-namorado da vítima, principal suspeito do crime, foi localizado pouco tempo depois na zona rural do município, portando a arma utilizada no assassinato. O homem, de 54 anos, que possui antecedentes por violência doméstica, foi preso.
Notícias RelacionadasOPORTUNIDADEInscrições para processo seletivo de estágio na prefeitura de Caxias do Sul encerram terça-feira (22)FEMINICÍDIOMulher é morta a facadas em Bento Gonçalves; autor é preso
Viamão
Na Região Metropolitana, mais precisamente em Viamão, Patrícia Viviane de Azevedo, de 50 anos, foi morta a tiros, por volta das 14h30min, no bairro Santa Isabel. O suspeito é o companheiro da vítima, que após o crime fugiu a pé, deixando no local a arma utilizada, um revólver calibre 32. A Polícia Civil investiga as circunstâncias e busca o paradeiro do autor.
Santa Cruz do Sul
Outro caso de feminicídio foi registrado em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Uma mulher de 48 anos foi morta pelo companheiro, também com golpes de faca. O autor do crime foi preso em flagrante e será encaminhado ao sistema prisional, conforme informou a Polícia Civil.
Violência de gênero
Os seis crimes registrados em um único dia expõem, mais uma vez, a face mais cruel da violência de gênero, que segue ceifando vidas no Rio Grande do Sul. As autoridades reforçam a importância das denúncias e do acolhimento a mulheres que enfrentam situações de risco, para tentar interromper esse ciclo antes que ele termine de forma trágica.
Como denunciar
Casos de violência doméstica ou suspeitas podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 180, Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia, em todo o Brasil. Também é possível buscar auxílio junto às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) ou acionar a Brigada Militar pelo número 190 em situações de emergência.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Portal Leouve