Economia
Foto: Reprodução

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou que não há estudo algum no momento para pagamento de um 14º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso não descarta totalmente a possibilidade, mas reforça a baixa probabilidade de que esse dinheiro extra chegue aos beneficiários, o que vem sendo alertado pela coluna GZH Giane Guerra nos últimos meses.

O que é o 14º salário

O Projeto de Lei 3657/2020 deixa claro quais seriam os objetivos do 14º salário, que ajudaria não só as pessoas que receberiam, como também a economia que ficaria positivamente movimentada.

Como também pode ser chamado, o salário extra viria com o objetivo de reforçar o 13º salário que havia sido antecipado para os meses entre abril e junho, devido à pandemia que se instalou no país, fazendo a economia despencar e prejudicando financeiramente muitas pessoas.

Ou seja, seria um alívio para os beneficiários que o receberiam, estando no grupo de risco de pessoas que tem menos imunidade contra a covid-19, muitas vezes tem despesas especificas como compra de medicamentos e tratamentos médicos.