Cidade
Idosos circulando no centro preocupa moradores. Foto: TP News

O primeiro dia útil da semana, a segunda-feira, 23, foi de comércios fechados e ruas com movimento bastante reduzido em Três Passos. O decreto municipal de Calamidade Pública foi divulgado no último sábado, 21, e, desde então, passou a ser cumprido pela maioria da população, que deixou de circular pelas ruas e praças públicas.

Mas nem todos estão seguindo as determinações, entre elas, a que ordena o isolamento social. Conforme relatos de atendentes de alguns supermercados, muitos idosos não estão comparecendo no horário estabelecido. Moradores também relataram terem vistos um grande número de pessoas da terceira idade circulando no centro.

O fato causa preocupação uma vez que os idosos fazem parte do grupo de risco do coronavírus. “Sabe se existe alguma punição para os idosos que não estão cumprindo as regras? Minhas vizinhas aqui estão em roda de chimarrão e são todas idosas”, perguntou um morador do bairro Érico Veríssimo ao Três Passos News.

Em São Luiz Gonzaga, deste sábado, 21, um decreto municipal proibiu a circulação de idosos com idade igual ou superior a 60 anos pelas vias e logradouros da cidade. Para cumprimento das medidas impostas, exceto em caso de atendimento à saúde, será possível o uso da Força Policial, acionando os respectivos órgãos.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado às 17 horas pela Prefeitura Municipal, Três Passos têm dois casos suspeitos de coronavírus aguardando resultado do Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, e três casos já descartados.