Geral
Fonte: Unsplash.com

GO brasileiro está preocupado com o futuro e sua principal meta financeira neste 2020 é guardar dinheiro, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Este é o segundo ano consecutivo que a mesma meta se repete. Em segundo lugar na lista está o planejamento de viagens (30%), seguido de compra ou reforma de casa (28%) e sair do vermelho nas finanças (27%).

A maior parte (83%) do entrevistados pela pesquisa afirmaram não terem conseguidos cumprir suas metas em 2019, sendo o dinheiro o principal objetivo não alcançado, com 22%.

Entre as justificativas para não terem atingido a meta financeira no ano passado estão os preços altos, pouco dinheiro para as contas mensais e os imprevistos, como gastos inesperados de saúde e manutenção de casa ou do automóvel. A perda do emprego ou o desemprego de algum familiar fez com que 21% dos entrevistados não conseguissem concretizar suas metas econômicas. 

Mas a pesquisa aponta otimismo por parte dos brasileiros para 2020 com 72% esperando um ano melhor que 2019, contra 12% que acreditam em um cenário pior que o do ano passado e 19% acreditando que as coisas seguirão iguais. 

Entre os otimistas, a principal razão para ver o futuro com bons olhos é a esperança de uma recuperação econômica (48%) e a confiança de que o atual governo implementará as medidas necessárias para melhorar a situação do país (26%).

Como economizar dinheiro em 2020

Conversamos com Victor Oliveira, consultor em investimentos, sobre o que fazer para conseguir guardar dinheiro neste ano.

  • Tenha total controle de suas finanças. Saiba o que entra e o que sai. Há muitas pessoas que estão no vermelho por não saberem em detalhe quanto dinheiro têm e quais são suas despesas fixas mensais. Para conseguir saber onde economizar, é preciso entender para onde está indo o dinheiro. Se possível, aposente o cartão de crédito até entender quanto pode gastar e assim investir em uma opção mais segura como o cartão pré-pago.
  • Crie categorias. Divida seus gastos em categorias como casa, lazer, filhos, transporte. Assim será mais fácil saber onde você está gastando o seu dinheiro e onde pode mexer para conseguir economizar. 
  • Priorize o essencial. Conhecendo as categorias que mais consomem o seu dinheiro, fica mais fácil traçar um plano de economia e saber onde apertar o cinto. Por exemplo: a categoria “lazer” pode ser ajustada, enquanto os gastos da categoria “casa” podem ser mais difíceis de cortar. 
  • Estabeleça metas. Conhecendo seus gastos, sabendo quais categorias mais consomem seu dinheiro e priorizando as essenciais, é chegada a hora de definir suas metas para saber onde quer chegar em 2020. O ideal é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Uma viagem seria uma meta de curto prazo, enquanto um novo carro seria uma meta a médio prazo. Comprar uma casa entraria como meta a longo prazo. Com estas metas em mente, será muito mais fácil guardar dinheiro sabendo qual será o seu destino. 
  • Utilize um aplicativo de finanças. Use a tecnologia a seu favor e baixe um aplicativo financeiro para ajudar no controle dos gastos. Há excelentes versões no mercado que permitem que você anote todos os seus gastos, controle suas contas e tenha uma visão geral de para onde está indo o seu dinheiro. Assim, fica muito simples se controlar.