Geral
Foto: Reprodução

Horário de Verão não está mais valendo no Brasil. A medida foi suspensa, em 25 de abril, por meio de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). No entanto, diversos aparelhos de telefones celulares fizeram a atualização automática, despertaram uma hora adiantado neste domingo (20/10/2019) e estão causando muita confusão.

A mudança já havia sido notada à meia noite de sábado (19/10/2019), mas quem dormiu mais cedo não percebeu o erro e acabou sendo surpreendido pelo toque na madrugada. É o caso do vigilante Jair de Assis, morador do Riacho Fundo II, no Distrito Federal, que chegou ao ponto de ônibus bem antes do necessário. “Acabei acordando às 4h30 e só percebi tarde demais, mas como já estava na parada, resolvi ficar”, revelou.

No comércio, não é difícil encontrar quem também sofreu com o mesmo problema. Já nas primeiras horas deste domingo houve risadas e memes no Twitter. “A partir de hoje estarei no horário de verão. Sinto que é meu dever desobedecer”, disse uma das internautas na rede social.

Horário de Verão

Na ocasião da assinatura do decreto, no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que, como cidadão, sempre teve “receio” da continuidade do horário de verão, e decidiu acabar com a medida devido a pesquisas de opinião, que mostrariam 70% da população brasileira contra a antecipação no horário.

“O ministro da energia fez um estudo, procuramos gente da área de saúde para ver que até que ponto afetava o relógio biológico das pessoas, e todas foram precedentes. Para economia, o horário de pico era às 15h, e na saúde, [o decreto] mexia com o relógio das pessoas”, afirmou o presidente, na ocasião.

Metrópoles