Estudantes do curso de Agronomia da Uergs – unidade Três Passos, estiveram participando de uma visita de estudos à Cotricampo, na tarde desta terça-feira (05), em Campo Novo. Os acadêmicos foram recepcionados na sede da Afucampo.
A atividade foi proposta no âmbito da matéria Cooperativismo e Associativismo, desenvolvida neste semestre pelo professor Eugênio Portela, engenheiro agrônomo, mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania e ex-presidente da Coopatrigo, de São Luiz Gonzaga.
O diretor-secretário da Cotricampo, Luciano Seefeld, realizou uma explanação com destaque para a sua carreira pessoal e profissional. Formado em agronomia, Luciano iniciou sua trajetória de trabalho na própria cooperativa, ainda na década de 1990, até o ano de 2002. Depois de exercer atividades em diferentes empresas e instituições do agronegócio no Paraná e Sudeste do Brasil, voltou a Campo Novo e, quase duas décadas depois, em 2021, foi convidado a novamente ser colaborador da Cotricampo. Em março deste ano, foi eleito diretor-secretário da cooperativa.
Aos estudantes, Luciano detalhou a estrutura da cooperativa atualmente, a partir de uma expansão vivenciada nas últimas décadas, e também pontuou a prioridade que a Cotricampo tenta imprimir à assistência técnica:
Em 2025, a cooperativa deverá passar de 200 mil para uma área de 250 mil hectares de cultivos, compreendendo 21 municípios em sua área de atuação, com a abertura de mais duas lojas agropecuárias até o final deste ano: em Boa Vista do Buricá e Santo Augusto.
A capacidade de armazenamento da cooperativa é de aproximadamente 8 milhões de sacas de produtos, especialmente soja, milho e trigo.
O Departamento Técnico (Detec) conta com o trabalho diário de mais de 50 profissionais, proporcionando uma assistência aos produtores cooperados que têm feito a diferença nas produtividades de diferentes culturas.
Na atual safra de trigo, a Cotricampo estará recebendo aproximadamente 2,4 milhões de sacas do cereal, tendo a capacidade de realizar a moagem de 1 milhão de sacas/ano. A partir de um investimento estratégico, o aumento na capacidade de moagem estará sendo ampliado entre 30% a 40%, com a entrada em funcionamento de um moinho, que será gerido pela cooperativa, no município de Horizontina.
Quem também conversou com os estudantes foi o engenheiro agrônomo, Rafael Zimmermann, gerente comercial da Linha Nutrição Animal Cotricampo, que tem garantido um trabalho importante, especialmente com produtores de leite da região.
Ele explicou aos acadêmicos sobre as atividades desempenhadas pela fábrica de rações da Cotricampo, que absorve uma boa parte da produção de milho dos cooperados. No último mês de outubro, foram produzidas 2.600 toneladas de ração, mantendo uma qualidade significativa aos produtos que são fornecidos através das lojas agropecuárias e unidades da própria cooperativa.
Finalizando a exposição aos alunos, o coordenador do Departamento de Comunicação Social e Educação Cooperativa, Vadacir Guedes, apresentou detalhes sobre o quadro associativo da cooperativa, conselhos, lideranças de núcleo, formas de associação, e o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê Inova Jovem, primeiro comitê formado para trabalhar a liderança da juventude rural em cooperativas agropecuárias do Estado, com vistas à sucessão rural e preparação de novos associados que possam, no futuro, contribuir nos cargos sociais da cooperativa.
Fonte: Vinicius Bindé Arbo de Araujo – Jornalista MTE 21077
Departamento de Comunicação Cotricampo