A Cotricampo promoveu nesta terça-feira (08), na sala de reuniões do centro administrativo, em Campo Novo, um importante treinamento para tratar sobre as normas de recebimento de embalagens de agroquímicos. A atividade foi proposta pelo setor de segurança do trabalho e meio ambiente da cooperativa, em conjunto com o Detec. Pelo menos um técnico de cada unidade da cooperativa esteve presente para acompanhar o encontro.
O convidado especial para realizar a abordagem sobre o tema foi Gelson Lang, coordenador regional institucional do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), região sul. O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas no Sistema Campo Limpo.
O Sistema Campo Limpo é o programa pioneiro de logística reversa no agronegócio que garante a destinação ambientalmente correta de 100% das embalagens vazias de defensivos agrícolas recebidas (97% recicladas e 3% incineradas). Desde 2017, o sistema também recebe as sobras pós consumo de defensivos.
O sucesso da logística reversa do agro é fruto da colaboração entre agricultores, indústria fabricante, canais de venda e poder público, que compartilham responsabilidades no modelo de economia circular.
A Cotricampo conta atualmente com dois pontos de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas: em Bom Progresso e Tenente Portela.
A intenção é aprimorar cada vez mais o trabalho de recebimento, através de divulgação de informações e sensibilização de todos os elos envolvidos neste sistema.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi criada a partir da Lei nº 12.305/2010, e prevê a criação de entidades gestoras para aprimorar a organização e a execução dos sistemas de logística reversa.
Fonte: Vinicius Bindé Arbo de Araujo – Jornalista MTE 21077
Departamento de Comunicação Cotricampo