Geral
Foto: Divulgação

Atento às novidades e empenhado em tornar a comunicação com a sociedade mais eficiente, o Instituto Curicaca lança o seu podcast para tratar de assuntos relacionados à ONG e ao universo de seu trabalho junto à conservação, ao ecodesenvolvimento e à educação ambiental. O Curicast nasce em meio à pandemia, quando os trabalhos presenciais do Instituto, na parceria com o WWF-Brasil para a conservação da onça-pintada, foram interrompidos em prol da saúde pública, e desse modo, busca aproximar as pessoas de suas informações e de seus temas.

É justamente a pandemia de Covid-19, doença que assolou o planeta ao longo de 2020 e permanece impactando o funcionamento do mundo e das relações humanas, o tema do primeiro episódio do Curicast. Isso porque, este tipo de coronavírus é um vírus causador de uma zoonose – doença transmitida de animais para humanos. Conforme evidências apontam, alguns morcegos são a fonte original da Covid-19, que pode ter chegado até as pessoas através do consumo da carne desta espécie. Embora os morcegos sejam apontados como os principais transmissores, diversas outras espécies silvestres podem transmitir zoonoses.

O consumo da carne de animais silvestres caçados é uma das principais formas de transmissão de zoonoses. No entanto, não é a única. Outras causas podem ser a alavanca deste salto – nome ao qual os pesquisadores chamam esta transmissão de vírus entre animais e seres humanos -, como a destruição da natureza e a invasão dos ambientes naturais pelos seres humanos. Assim, os biólogos Letícia Bolzan e Henrique Negrelo, neste primeiro episódio do Curicast, relacionam a caça de animais silvestres com o surgimento deste tipo de doenças, as zoonoses. Ainda, eles explicam quais são os tipos de doenças que já circulam entre a população humana e tecem recomendações para evitar a propagação delas.

O Curicast está hospedado na plataforma de streaming do Spotify e pode ser acessado no link abaixo.

Mas o que é um podcast?

Trata-se de um conteúdo em áudio que pode ser consumido pelo público conforme a sua disponibilidade. É como se fosse um programa de rádio, no entanto, o podcast fica armazenado e pode ser ouvido em qualquer instante. Em 2019 houve um boom no mundo dos podcast, e de acordo com dados da Orelo, uma plataforma de podcasts, 20 milhões de brasileiros ouviram este tipo de conteúdo em áudio no Brasil em 2020.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/DA3uoozDccV6eVjMNFbVi4

Instituto Curicaca