A Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), realizou na manhã de quinta-feira (01), uma coletiva de imprensa com os prefeitos Arlei Tomazoni (Três Passos), Marco Aurélio Nedel (Crissiumal) e Alceu Diel (Tiradentes do Sul), para detalhar o projeto da ponte entre Porto Soberbo/El Soberbio.
Ao retornar de Montevidéu, no Uruguai, com diversos parlamentares que auxiliaram para o encontro ser possível, relataram de forma otimista o andamento do processo de elaboração do projeto e a execução da construção ligando os dois países.
Os prefeitos anunciaram que o custo estimado para a obra é de 25 milhões de dólares – cerca de R$ 125 milhões – aportados pelo FOCEM (Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul) mantido pelos quatro países que fazem parte do Mercosul.
Uma das boas notícias que a Amuceleiro recebeu nos últimos dias, é que o governo do Estado sinalizou que está disposto a investir R$ 4,5 milhões para custear o projeto técnico da ponte, que terá 464 metros de extensão entre as duas margens, constituindo-se na menor travessia entre os dois países.
O FOCEM é o primeiro mecanismo solidário de financiamento próprio dos países do Mercosul e tem por objetivo reduzir as assimetrias do bloco. Os fundos são destinados aos países, e entregues em caráter de doação não reembolsável para financiar até 85% do valor elegível por eles apresentados.
Os parlamentares frisaram sobre a confiança depositada no projeto pela deputada argentina, da província de Missiones, Cecilia Britto, presidente do Parlasul, quando destacou que o encontro envolveu diversos atores fundamentais no plano político e econômico, com grande força para que o projeto possa se tornar realidade.
Assessoria de Comunicação