Internacional
Foto: Reprodução

Enquanto aguardam a abertura de um corredor turístico entre Puerto Iguazú (Argentina) e Foz de Iguaçu (Brasil), mais municípios missionários acolhem o retorno das atividades comerciais fronteiriças.

É o caso de El Soberbio, onde o prefeito Roque Soboczinski revelou à PRIMEIRA EDIÇÃO que vai pedir ao governador Oscar Herrar Ahuad que habilite a travessia internacional que liga aquela cidade a Porto Soberbo.

“Os benefícios certamente estarão aí, porque o câmbio hoje, ou seja, a moeda deles é muito mais forte que a nossa, e normalmente eles vêm a El Soberbio em busca de bebidas e alimentos, então acreditamos que nosso comércio se beneficiaria com isso, ” disse o prefeito.

Por sua vez, ele disse que há dias se reuniu com prefeitos de municípios brasileiros vizinhos, do estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de avaliar a situação sanitária e epidemiológica dessas localidades.

“Mantive contato oportuno com três prefeitos brasileiros e todos eles já ultrapassam 80% da vacinação da população contra a COVID-19, então o risco de uma pandemia estaria bastante controlado”, disse.

Nesse sentido, ele ressaltou que os brasileiros “estão mais ansiosos do que nós com essa possível reabertura”.

“Vendo a possibilidade de Iguaçu ter de reabrir suas fronteiras, ontem (quarta-feira) nos reunimos para avaliar a possibilidade de levantar uma nota ao Governo da província e solicitar a reabertura da fronteira deste lado do rio Uruguai. Estávamos conversando com nossa equipe de trabalho e por isso também nos comunicamos com os prefeitos do outro lado, para saber como está a situação deles. Eles estão levando uma vida quase normal em todos os municípios ”, destacou.

A tudo isto, considerou que a comuna de El Soberbio avança favoravelmente com a vacinação contra COVID-19.

“Estamos nos voltando para a vacinação de todas as idades e a aceitação é bastante ampla, vamos para salas de aula, escolas e salas satélite. Embora haja campanhas contra e comentários negativos, a situação das pessoas vacinadas dá muita tranquilidade e esse efeito contribui para que mais pessoas sejam vacinadas ”, observou.

Salientou ainda que o comércio da localidade de El Soberbio “vive um momento muito bom e que está muito concorrido”, embora tenha acrescentado que nesta altura o câmbio “traria muitos benefícios para os comerciantes e para o sector do turismo”.

“Há um diferencial muito importante a favor dos brasileiros que certamente virão comprar comida e bebida. Por enquanto é uma intenção, mas veremos na próxima semana se avançamos com esse pedido ”, afirmou.

Consultado a esse respeito, o prefeito de Campo Grande e presidente da Comissão de Desenvolvimento Estratégico e Integral dos Municípios (CODEIM), Carlos “Kaco” Sartori, disse a este jornal que no momento “nenhum prefeito das cidades fronteiriças do Uruguai River falou sobre a possibilidade de solicitar a reabertura das etapas com o Brasil ”.

Recorde-se que a Associação Missionária de Hotéis, Bares, Restaurantes e Afins (AMHBRA) afirmou que a reabertura destas travessias contribuirá para dinamizar a economia destes municípios do litoral.

Primeira Edicion