O real começou a subir em 2024, porque sua economia se fortalece a cada dia, em relação ao peso argentino, que perde valor a cada dia. Portanto, esse fenômeno econômico mobilizou o mercado interno da região, onde grande parte da população administra seu dia a dia com reais para fazer suas compras e também economizar para ir de férias ao Brasil. Outras pessoas, por outro lado, movimentam dinheiro para abastecer seus negócios com mercadorias do país vizinho.
Outro fator fundamental, que muitas vezes gera um alto valor na compra de reais, é o verão, quando milhares de argentinos cruzam a fronteira para curtir as praias brasileiras. Sem dúvida, o peso argentino perde cada vez mais valor frente ao real e consequentemente frente ao dólar.
A Capital Nacional das Essências recebe cada dia mais turistas que vêm ao local para aproveitar as diferenças cambiais e fazer o dinheiro trabalhar.
Ressalta-se que existem muitos supermercados que vendem mercadorias brasileiras e com a alta excessiva do real terão que aumentar seus preços e isso gera desconforto nos consumidores de produtos importados.
Porém, o preço tem favorecido todos os comerciantes da região que todos os dias recebem clientes de diversas partes do Brasil, que chegam à capital nacional das essências, em busca de vinhos finos, queijos de boa qualidade e também doces e chocolates.
“O real me dá segurança na hora de economizar alguns pesos e também pode ser usado nas férias ao ar livre”, disse um comerciante local.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg
El Território