Grandes incêndios florestais atingem o Uruguai no final deste ano, consequência da forte onda de calor que se registra e a seca que assola o país que fez o Ministério da Pecuária uruguaio declarar uma situação de emergência climática. Bombeiros, Ministério do Interior, Força Aérea, Exército e voluntários combatem as chamadas em duas regiões do país.
Os primeiros incêndios ocorrem na região litorânea entre Montevidéu e Punta del Este, área conhecida como Costa de Oro. As chamas se concentram em Fortín e em Parque del Plata. No balneário da Atlântida, uma enorme coluna de fumaça podia ser vista perto da escultura da Águia que é uma das atrações turísticas locais.
No caso do Fortín, de acordo com o jornal El País, as chamas foram relativamente controladas depois de destruir várias árvores e vegetação, mas o vento ontem as reacendeu, e passaram ao Norte da Rodovia Interbalneária, além de também atingir a Villa Argentina. “O incêndio do Fortín ainda está ativo, não foi apagado”, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pablo Benítez, ao El País.
O outro grande incêndio ocorre nas proximidades da cidade de Algorta, no departamento de Río Negro. Conforme o prefeito Omar Lafluf, o fogo “foi reacendido e atingiu mais campo” do que o que já havia afetado em uma área de 5.000 hectares.
O Centro da América do Sul enfrenta uma forte onda de calor que ocorre em meio a um quadro de seca forte a severa. A temperatura ontem atingiu no Uruguai 38,5ºC em Mercedes e 38,3ºC em Salto. Na cidade de Montevidéu, a máxima atingiu 35,2ºC no Prado.
No Rio Grande do Sul, a temperatura chegou a 38,9ºC em Porto Xavier, 38,0ºC em Quaraí, 37,8ºC em Uruguaiana e Santa Rosa, 37,7ºC em Alegrete, 37,6ºC em Teutônia, 37,5ºC em Feliz, 37,4ºC em Porto Vera Cruz e Alpestre, e 37,3ºC em Lajeado.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso
MetSul Meteorologia