pelos pais. A excursão realizada pela empresa Vip Turismo saiu de Lajeado, no Vale do Taquari, na última segunda-feira (22), em ônibus fretado pela DH Transportes, de Santa Maria.
Os passageiros eram da região de Lajeado, Porto Alegre e Santa Maria, além de Elenice e do marido Darcy, e de um outro casal, de David Canabarro. Ainda conforme Pedro, os pais conheceram a agência de turismo através de amigos.
— Meu pai está bem, ele teve ferimentos leves, alguns arranhões e uma batida no peito. Agora está no hotel, procedendo os trâmites necessários junto com um agente da empresa lá no Chile para trazer o corpo para cá — disse.
Para GZH Passo Fundo, a advogada da família informou que ainda não conseguiram os documentos para atestar o óbito de Elenice junto à Embaixada brasileira. É aguardada para este sábado (27) a liberação dos documentos pelo Instituto Médio Legal chileno, o que dará andamento ao processo.
Mas, até o momento, a família não foi contatada nem pelo governo do Brasil, nem pelo governo do Chile.
— Estamos tão envolvidos tentando trazer o meu tio que ainda nem fomos atrás desse assunto. Ele está bastante abalado, então a prioridade é o retorno dos dois — enfatizou a advogada Paula Mezzomo, que é sobrinha de Darcy e Elenice.
Apoio dos amigos e da família
Tanto a empresa Vip Turismo, quanto a DH Transportes, têm prestado todo o auxílio aos passageiros e seus familiares. A seguradora contratada também já informou que vai fazer o translado do corpo de Elenice para David Canabarro, mas ainda não há previsão para o sepultamento.
— Eu sou filho mais velho e tenho um irmão de 15 anos. A gente está sendo amparado pela nossa família, está todo mundo aqui em casa. A gente não tem palavras para agradecer também a comunidade, que está prestando muito apoio, e a própria empresa que está sendo responsável — ressaltou Pedro Augusto Mezzomo Preto.
Em conversa com o pai, Darcy, ficou decidido que ele só voltará ao Brasil quando houver a liberação do corpo. O processo está sendo atrasado pois, durante o acidente, o casal perdeu alguns documentos e os celulares.
— O nosso desejo é poder ter eles aqui o quanto antes, para poder dar o apoio necessário para o meu pai e o descanso merecido para a minha mãe — finalizou Pedro.
A família espera que as causas do acidente sejam esclarecidas pela polícia chilena. Diego Souto, proprietário da DH Transportes, informou a GZH que a empresa está em contato com autoridades locais.
— Não sabemos as circunstâncias do acidente, se o motorista perdeu o controle ou se algum bicho atravessou a pista. No momento, nossa preocupação é acionar o seguro e garantir que todos lá fiquem bem — disse o empresário.
O que diz o governo do Brasil
Em nota, o Itamaraty informou que o Consulado-Geral do Brasil em Santigo está acompanhando a situação e auxiliando os passageiros. O órgão também compartilhou um telefone para as famílias dos turistas que buscam atualizações sobre o caso. Leia a nota na íntegra:
“O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar, do grave acidente com ônibus de turistas brasileiros ocorrido na madrugada de 26 de abril, no norte do Chile. O veículo, oriundo de Porto Alegre, transportava 42 pessoas. Foi confirmado o óbito de duas brasileiras e 33 nacionais ficaram feridos, 3 dos quais permanecem em estado grave.
O governo brasileiro transmite sinceras condolências aos familiares e amigos das vítimas, e deseja plena recuperação aos feridos. O Brasil também agradece a colaboração das autoridades competentes chilenas.
O Consulado-Geral em Santiago segue acompanhando a situação e presta assistência aos brasileiros. O plantão consular do Consulado-Geral (+56 9 9334-5103) permanece em funcionamento para atender brasileiros em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.”
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn
Gaúcha ZH