A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu, na tarde de terça-feira (23), uma cobra da espécie Píton-reticulada de 6 metros e 57 quilos, em Piraquara, na casa de um jovem de 21 anos. Além da cobra, duas aranhas, uma da espécie Golias e outra Caranguejeira, também foram apreendidas no local sem documentação.
A partir de uma denúncia anônima, os policiais chegaram até o endereço do suspeito, onde encontraram a cobra em cima de um armário em um dos quartos. Os bichos eram criados há pelo menos dez anos de forma clandestina pelo suspeito, que responderá pelo crime de apanhar espécie da fauna sem permissão de autoridade competente.
Quando questionado, o jovem informou aos investigadores que comprou os bichos ainda filhotes através do tráfico de animais. Disse ainda que dois veterinários prestavam atendimento aos animais.
A PCPR investiga o envolvimento dos veterinários com a posse ilegal dos bichos. Ambos serão ouvidos na unidade especializada da PCPR. Os três animais resgatados foram encaminhados para a rede de proteção animal da Prefeitura de Curitiba.
O suspeito responderá pelo crime previsto no artigo 29 da lei nº 9605/98, que prevê detenção de seis meses a um ano e multa.
Portal Nova Santa Rosa