Inusitado

Humaitá fica sem prefeito por nove horas após gestor abandonar cargo antes da posse

Um evento inusitado marcou o primeiro dia do ano em Humaitá, cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. O município ficou sem prefeito por nove horas após a antiga administração, que perdeu a reeleição, deixar a prefeitura antes da cerimônia de posse e da transmissão de cargo.

Segundo relata o novo prefeito de Humaitá, Luiz Carlos Sandri (PP), eleito com 1.730 votos (46,96% dos válidos), ele encontrou a prefeitura com a porta apenas encostada, sem ninguém da antiga administração presente, e a ata de transmissão de cargo na mesa do gabinete do prefeito, já assinada.

Agora ex-prefeito, Paulo Schwade (MDB) concorreu nas eleições de outubro, recebeu 1.489 votos (40,42% dos válidos) e não foi reeleito.

Luiz Carlos Sandri foi empossado pela Câmara Municipal em ato que iniciou às 17h. Após, se encaminhou junto ao seu vice Delcio Seibel (PP), à prefeitura, que fica próxima à sede do Legislativo.

“Depois, viemos para a prefeitura para fazer a transmissão de cargo e fomos comunicados que, às 7h30, a antiga administração fez uma ata de transmissão de artigo sem a presença do prefeito e do vice eleitos. A gente só pode fazer a transmissão de cargo após a posse”, relata Sandri.

“A gente chegou na prefeitura, a porta estava aberta e no gabinete tinha a ata. Ali dizia que eles teriam realizado a transmissão de cargos e que nós não comparecemos. Quando chegamos, não havia ninguém da antiga administração. Apenas seguranças com relação ao evento da Câmara”, continua.

Foi preciso elaborar, então, uma nova ata, visto que a transmissão de cargos só pode ocorrer após a posse pela Câmara, de acordo com a lei orgânica do município. A nova ata foi assinada por volta das 18h30. A prefeitura ficou vacante, portanto, por cerca de nove horas.

Sandri não sabe o motivo que levou ao ocorrido. Diz que não houve inflexão política nem desavenças durante a campanha e relata um processo tranquilo de transição. “Havia uma comissão de transição que nós nomeamos. Foi feita a transição com harmonia. Acho que é questão política. Mas não houve problemas para chegar a esse ponto”, afirma.

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Paulo Schwade (MDB), mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsCEOkj2FFZHrOaxRW43ot

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Correio do Povo

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

PRF resgata cães de acidente na BR-285 e emociona vítimas em hospital

Durante o atendimento a um acidente de trânsito com lesões, na manhã desta Sexta-feira Santa,…

22 minutos ago

Orquídea chocolate: linda, cheirosa e fácil de cuidar

Descubra por que a orquídea chocolate é linda, cheirosa e fácil de cuidar — ideal…

23 minutos ago

Adolescente atira contra irmão de 6 anos com arma de uso restrito no Norte do RS

Uma equipe da Força Tática do 13º BPM de Erechim foi acionada para atender uma…

35 minutos ago

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

4 horas ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

4 horas ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

16 horas ago

This website uses cookies.