Moradores assustaram-se nesta quinta-feira, 1, com um suposto despacho de “macumba” na localidade de Esquina Pedrali, no perímetro urbano de Esperança do Sul.
Em um ponto da rua foram encontradas flores, cigarro, uma garrafa de bebida alcóolica e uma vela queimando. Ninguém sabe as razões ou quem elaborou o suposto ritual.
O que é Macumba
Macumba é uma variação genérica atribuída aos cultos afro-brasileiros, sincretizados com influências da religião católica, do ocultismo, de cultos ameríndios e do espiritismo. Na “árvore genealógica” das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé.
Antes de ser associada a um tipo de religião, a palavra “macumba” descrevia um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao atual reco-reco. Um “macumbeiro” era o indivíduo que tocava este instrumento.
A macumba também pode estar relacionada diretamente com os rituais que são praticados em alguns cultos afro-brasileiros, característicos pela manifestação mediúnica.
Alguns autores consideram como macumba todo tipo de prática que envolva o trabalho de curandeiros, “pais de santo” ou mesmo charlatões, que abusam da fé das pessoas para extorquir dinheiro, dizendo serem capazes de se “comunicar com os espíritos” e fazer feitiços que beneficie ou atrapalhe a vida de determinado indivíduo. Um exemplo de charlatanismo é a promessa de “macumba online“, que muitos site na internet oferecem para os usuários interessados.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/FOhcNIEOVyJG0gJTOuv1ue