Uma porca deu à luz 36 leitões e virou o principal assunto em Saudades, no Oeste de Santa Catarina. O nascimento em massa ocorreu na manhã de segunda-feira, 27, na linha Alto Solteiro.
A porca faz parte de um plantel de 275 fêmeas da raça ADB e está no terceiro ciclo de parto. Dos 36 leitões, apenas um nasceu mumificado (morto).
“É um número muito bom. São leitões bem uniformes, todos com uma viabilidade boa e estão mamando bem. Para nós é um motivo de alegria”, afirmou o gerente da granja Silva II, Diego da Silva.
O veterinário da Cooperitaipu, Daniel Matias Simon, diz este é o segundo relato de nascimento de 36 leitões no país. “Não é um fato que ocorre todo dia, pois trabalhamos com uma produção média de 15/17 leitões nascidos vivos, que já é um número bastante expressivo”, comentou.
Simon explica que a fêmea faz parte de um núcleo multiplicador da Cooperitaipu e está alojada na granja para o desenvolvimento.“Existe uma grande tecnologia envolvida na produção destes suínos que muitas vezes as pessoas de fora não conseguem observar”, salientou.
ND Mais