Foto: Freepik
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18) um o projeto de lei que proíbe a progressão do regime de cumprimento de pena em caso de crimes hediondos graves, como estupro e sequestro.
Texto foi aprovado de forma terminativa na CCJ e deverá seguir diretamente para análise da Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação no plenário do Senado.
O projeto estabelece que a condenação desses crimes deverá ser cumprida exclusivamente em regime fechado, sem possibilidade de progressão de regime. Quando o cumprimento da pena acontece em regime fechado, o preso não possui direito de sair do presídio.
Entre os crimes que se enquadram na nova regra estão:
O texto ainda prevê que a progressão de regime permanecerá possível para outros crimes hediondos, como lesão corporal seguida de morte, extorsão mediante sequestro, entre outros.
O relator da proposta na CCJ, senador Marcos Rogério (PL-RO), afirmou em seu parecer que “o criminoso, ao praticar crime hediondo ou equiparado, demonstrou que não pode permanecer no convívio social, devendo ficar recluso durante o cumprimento integral da pena”.
No texto inicial do projeto, todos os crimes hediondos entravam na nova medida. Mas, durate a votação do projeto na Comissão de Segurança Pública, a relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF) alterou esse trecho, limitando a aplicação das novas regras apenas para crimes mais graves, que foi mantido na CCJ.
No Brasil, as pessoas condenadas por algum crime podem cumprir pena em regimes:
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D0RDjvChlCFGU5mWZ176cg
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
G1
Um homem foi preso preventivamente pela Polícia Civil na tarde de segunda-feira (7) em Sarandi, no norte do…
Sete a cada 10 óbitos por gripe no Rio Grande do Sul nos últimos dois…
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo o trabalhador regido…
A chegada do outono alerta para a disseminação da bronquiolite, doença respiratória geralmente viral que atinge os bronquíolos, as…
Na segunda-feira, 07 de abril, a Delegacia de Polícia de Arvorezinha, com o apoio da…
O projeto "Laços que Protegem: Construindo Diálogos para uma Vida sem Violência" realizou sua primeira ação na…
This website uses cookies.