Justiça
Juiz de direito Marco André Simm de Faveri. Foto: Divulgação

Na quarta-feira, dia 26 de abril, despediu-se da 2ª Vara Judicial de Três Passos o juiz de direito Marco André Simm de Faveri. O juiz tomou posse em Três Passos no mês de setembro de 2022 e agora passará a jurisdicionar na Comarca de Augusto Pestana.

Refere o magistrado que, embora tenha sido uma passagem curta, foi muito intensa, com trabalho desenvolvido para a prestação da tutela jurisdicional com efetividade.

Com o esforço de todo o grupo de servidores e estagiários, conseguimos colocar em dia a pauta de audiências, que vinha prejudicada pelo longo período da Pandemia do Coronavírus e pela ausência de juiz titular na vara. Hoje estamos conseguindo encerrar a instrução de processos criminais com réus presos em três ou quatro meses da prática do crime, o que é um resultado muito bom.

Também trouxemos médicos peritos das principais especialidades para fazer os exames aqui em Três Passos. Antes, as pessoas precisavam viajar para centros maiores, o que pesava no bolso dos jurisdicionados, muitas vezes carentes.

No âmbito da violência doméstica contra a mulher, formamos uma parceria com a Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB de Três Passos, na qual as vítimas de violência doméstica recebem orientação jurídica das advogadas, de forma voluntária e totalmente gratuita. Nessa mesma linha, instituímos as audiências de acolhimento, momento em que as vítimas são ouvidas pelo juiz para verificar como está o cumprimento das medidas protetivas pelo agressor, ocasião em que recebem as devidas orientações.

Ainda, considerando o alto índice de violência doméstica, buscamos parceria com a Prefeitura Municipal de Três Passos para construção de grupos reflexivos de agressores, visando ao rompimento do ciclo de violência, sendo que o início dos atendimentos começará em breve, estando em fase de assinatura do Termo de Cooperação.

Equipe da 2ª Vara Judicial de Três Passos. Foto: Divulgação

Enaltece ainda o Dr. Marco que, com o auxílio da rede de apoio, conseguimos desacolher várias crianças e adolescentes que estavam no Lar Acolhedor, as quais puderam, de forma segura, regressar às suas famílias. Do mesmo modo, encaminhamos para adoção algumas crianças e adolescentes que estavam há anos institucionalizadas, proporcionando a construção de vínculos afetivos e esperança na vida desses infantes.

Quero ao final de meu ciclo em Três Passos agradecer enormemente às instituições ligadas à atividade jurisdicional. Ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados. Sempre houve uma relação muito tranquila e colaborativa entre todos, de forma recíproca. Agradeço ainda à colega magistrada Sucilene Engler Audino, pela ótima relação que mantivemos no partilhamento da jurisdição em Três Passos.

E, não poderia deixar de prestar meus agradecimentos ao corpo de servidores e estagiários do Poder Judiciário de Três Passos, que têm atuado com presteza e dedicação, muitas vezes estafados pela grande demanda processual, mas sempre buscando a prestação do melhor serviço possível em favor da comunidade local.

Por fim, disse o magistrado que a Comarca não ficará desprovida, uma vez que na segunda semana de maio entrará em exercício novo juiz na 2ª Vara Judicial.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW