Foto: Reprodução
Após 14 anos de inadimplência, uma mulher teve seus cartões de crédito e sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensos pela Justiça em decorrência de uma dívida que se arrasta desde 2010. O caso foi registrado na 3ª Vara do Foro Regional de Vila Mimosa, em Campinas, interior de São Paulo, onde a decisão foi proferida pela juíza Viviani Dourado Berton Chaves.
A dívida, originada por um cheque sem fundos no valor de R$ 850, cresceu significativamente ao longo dos anos devido a juros e encargos, alcançando o montante de R$ 9.349,79. Ações de bloqueio como essas são consideradas medidas executórias atípicas, autorizadas pelo Artigo 139, inciso IV, do Código de Processo Civil. Este artigo permite à Justiça a aplicação de medidas coercitivas, indutivas e mandamentais para assegurar o cumprimento de determinações judiciais.
O processo foi registrado como uma ação de execução de título extrajudicial, um procedimento adotado quando o credor busca a satisfação de uma dívida com base em um documento que comprova o débito. No caso, a ausência de bens em nome da devedora foi apontada como fator chave para a demora no pagamento, segundo Desirèe Caroline Troiano, advogada do credor.
Troiano explicou, em entrevista ao portal Metrópoles, que a aplicação de medidas como o bloqueio de cartões e da CNH pode ser fundamental para pressionar o devedor a quitar o débito. Em muitos casos, devedores que não possuem patrimônio em nome próprio ou dinheiro em conta permanecem inadimplentes por não terem nada a perder. As restrições severas são uma forma de estimular o cumprimento da obrigação.
A decisão de suspender a CNH e os cartões de crédito também levou em consideração o tempo do processo – que já se estende por quase 15 anos –, as diversas tentativas frustradas de receber o valor devido e o descumprimento de acordos por parte da devedora.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/BMTnJNtsqa40Jxv58Jajvt
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
POA 24H
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…
This website uses cookies.