Justiça

Mãe e madrasta são condenadas a mais de 50 anos de prisão por morte de menino no RS

Yasmin Vaz dos Santos Rodrigues e Bruna Nathiele Porto da Rosa foram condenadas por tortura, homicídio e ocultação de cadáver pela morte de Miguel dos Santos Rodrigues, de sete anos. A sentença foi lida, nesta sexta-feira (5), após dois dias de julgamento, realizado em Tramandaí. O crime ocorreu em 2021 na cidade de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

A mãe de Miguel, Yasmin, foi condenada a 57 anos, 1 mês e 10 dias de prisão pelos três crimes. Já Bruna, a madrasta, foi condenada a 51 anos, 1 mês e 20 dias de prisão pelos três crimes.

As rés permanecem presas, mas podem recorrer da decisão.

O crime ocorreu no final de julho de 2021. O corpo de Miguel teria sido colocado em uma mala e jogado em no Rio Tramandaí. O menino nunca foi encontrado. As duas rés estão presas preventivamente desde então.

Ministério Público pediu pelas condenações

O promotor André Luiz Tarouco Pinto explicou aos jurados do que são acusadas as rés: 1) tortura, na modalidade “castigo”; 2) homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima; e 3) ocultação de cadáver.

No entendimento do MP, as duas são responsáveis pelas agressões que Miguel sofria. Durante depoimento à Justiça, elas acusaram uma a outra.

Promotor André Luiz Tarouco Pinto começou debate no Caso Miguel — Foto: TJRS/Reprodução

O MP mostrou aos jurados um caderno em que Miguel seria obrigado pela mãe a escrever frases autodepreciativas. “Eu não presto”, “eu sou ruim”, “não mereço a mamãe que eu tenho” são algumas.

O promotor André Pinto ainda recuperou que perícia no celular de uma das rés identificou pesquisas feitas na internet como “digitais humanas saem na água salgada do mar” (veja abaixo).

Delegacia de Imbé divulgou conteúdo de pesquisas encontradas no celular de Yasmin — Foto: PC/Divulgação

Advogados pediram condenações mais brandas

A advogada Thaís Constantin, que sustentou aos jurados que Yasmin não agiu com intenção de matar o filho.

“Deve ser condenada pelo homicídio? Deve, mas homicídio culposo, não doloso. O dolo direto, a intenção dela. Nessa cadeia sucessiva de atos passa muito longe do que Yasmin fez. Muito longe”, disse.

Logo em seguida, a defesa de Bruna iniciou sua manifestação. O advogado Ueslei Natã Dias Boeira também pediu a condenação de sua cliente, mas só pelos crimes de tortura e ocultação de cadáver.

“Ela tem que ser condenada com base naquilo que ela fez. E o que que a Bruna fez? Já antecipo que a defesa vai pedir a condenação da Bruna pela tortura e pela ocultação do cadáver”, disse o advogado.

Segundo dia de julgamento do “Caso Miguel”

Como foi o primeiro dia

Caso Miguel: mãe chora ao contar que levou filho morto até rio e diz que é ‘um monstro’

No primeiro dia, as duas rés, Yasmin Vaz dos Santos Rodrigues e Bruna Nathiele Porto da Rosaforam interrogadas.

Yasmin admitiu ter agredido o filho e dado a dose de remédio que deixou o menino desacordado no dia da morte. Questionada pela própria defesa se merecia ser condenada, a ré respondeu: “óbvio”. A mãe de Miguel chorou durante o interrogatório.

“Eu sou um monstro. Na verdade, eu sou muito monstro. Porque, se eu estou aqui hoje, é porque eu errei pra caramba. Se eu tô aqui, tá todo mundo aqui, é porque eu fui péssima como mãe, como ser humano. Mas eu jamais imaginei que que ela pudesse fazer isso”, disse.

Já Bruna admitiu participação na tortura psicológica e na ocultação do cadáver de Miguel. A madrasta também disse que acompanhou Yasmin no momento em que o corpo do menino foi lançado no Rio Tramandaí.

“Eu tenho a ver com a tortura e a ocultação, a morte não”, disse.

O júri também ouviu testemunhas do caso, como policiais militares que atenderam a ocorrência, o delegado que investigou o crime e as proprietárias dos imóveis onde as acusadas moraram.

Caso Miguel: Mãe e madrasta chegam para julgamento em Porto Alegre — Foto: RBS TV/Divulgação

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Jovem de 26 anos morre em acidente na noite de domingo na VRS-822, em Esperança do Sul

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…

4 horas ago

MP abre investigação e intima mãe que nega vacinar filho de 3 anos contra o covid-19

Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…

8 horas ago

Polícia descobre que homem em situação de rua iria ser morto na Páscoa e crime transmitido ao vivo

Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…

8 horas ago

Concursos públicos no Rio Grande do Sul oferecem 1.556 vagas; confira

Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…

9 horas ago

Falsa biomédica que realizava procedimentos estéticos é investigada pela polícia no RS

Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…

9 horas ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de pessoa desaparecida em rio na Região

No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…

10 horas ago

This website uses cookies.