A técnica de enfermagem que tentou matar 11 recém-nascidos, em 2009, em Canoas, foi condenada a 51 anos e 8 meses de prisão. O julgamento durou cerca de 15 horas e terminou por volta das 3h desta sexta-feira (12).
Vanessa Pedroso Cordeiro, 40 anos, respondia por aplicar medicamentos de uso controlado, incluindo morfina, em bebês durante o expediente dela no Hospital Universitário. A mulher chegou a ser presa em flagrante após a polícia encontrar uma seringa e medicamentos no armário dela.
As crianças apresentaram problemas respiratórios, convulsões e chegaram a ser internados na UTI neonatal. Todas sobreviveram sem sequelas. Durante o processo, Vanessa alegou que praticou os crimes de forma impulsiva e no período antes de ser diagnosticada com transtornos mentais e de iniciar tratamento psiquiátrico.
O julgamento foi presidido pelo juiz Diogo de Souza Mazzucatto Esteves, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Canoas. Os jurados consideraram a ré culpada por nove tentativas de homicídio qualificadas. Em um dos casos, Vanessa foi absolvida e em outro o crime foi desqualificado para lesão corporal.
A ré, que chegou a ficar um ano presa preventivamente, vai poder recorrer em liberdade.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/GD1P1RTEpXKIWUSRQLhdsM
Gaúcha ZH