Tempo
TFoto: Arquivo/Três Passos News

A chegada de uma frente fria com chuva generalizada e temporais isolados de vento forte e granizo já derrubou a temperatura nas últimas horas após uma terça-feira muito quente em que as máximas atingiram mais de 35ºC no noroeste gaúcho. 

A queda maior da temperatura no Rio Grande do Sul, entretanto, ainda está por ocorrer. Uma massa de ar frio começa avançar pelo território gaúcho e alcançou grande parte do Rio Grande do Sul na tarde e noite de quarta-feira e na madrugada desta quinta, proporcionando um acentuado declínio da temperatura. 

A chegada do ar frio ocorre com vento que pode soprar com rajadas e deixará a sensação térmica muito baixa e com percepção de clima de inverno na noite de hoje. 

Trata-se da incursão de ar frio de maior potência até agora neste ano e de trajetória continental, assim como ocorre nas massas de ar frio mais fortes do inverno. A incursão fria será responsável por uma sequência de madrugadas frias no Sul do Brasil e vai alcançar parte do Brasil Central. No Sul, várias cidades terão extremas no patamar das mínimas e máximas da climatologia dos meses de inverno. 

A massa de ar frio vai trazer uma sequência de madrugadas frias a partir desta quinta (31) até o começo da semana que vem como o Rio Grande do Sul e o restante do Sul do Brasil ainda não tiveram neste ano. Serão ao menos cinco madrugadas seguidas frias com mínimas típicas de inverno. No Rio Grande do Sul, grande parte dos municípios deve ter mínimas abaixo dos 10ºC no final desta semana agora e no próximo fim de semana. A tendência é que as madrugadas mais frias sejam as desta quinta (31), sexta (1) e sábado (2), uma vez que a perspectiva é que as mínimas entrem em elevação no domingo, embora sigam baixas para esta época do ano. 

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

MetSul | https://metsul.com/massa-de-ar-frio-chega-temperatura-desaba-e-trara-clima-de-inverno/ .