Tempo
Foto: Ilustração

O domingo começou frio em diversas regiões gaúchas com temperatura baixa para março. Efeito de uma massa de ar frio que ingressou no final da última semana, impulsionada por um ciclone extratropical. Grande número de municípios do Rio Grande do Sul amanheceu hoje com marcas de 10ºC a 13ºC. Estações em cidades de maior altitude da Metade Norte, inclusive, tiveram mínima de um dígito.

A presença de nuvens impediu resfriamento maior em algumas cidades, caso da Grande Porto Alegre e da Serra, na madrugada deste domingo. Nesta segunda, porém, o tempo muito aberto e o perfil bastante seco da atmosfera vai favorecer declínio acentuado da temperatura nas primeiras horas do dia, especialmente nas baixadas. Por isso, a segunda-feira amanhecerá com frio no Rio Grande do Sul e mínimas tão baixas quanto 5ºC a 8ºC em pontos dos Campos de Cima da Serra e de até 11ºC ou 12ºC em algumas áreas da Grande Porto Alegre.

AR FRIO MAIS FORTE DO ANO ATÉ AGORA CHEGA NESTA SEMANA

O tempo bastante ameno e até com noites frias em muitas cidades vai prosseguir. A semana começa sob influência da massa de ar frio de fraca intensidade que ingressou na última sexta-feira e uma nova massa de ar frio vai chegar ao Sul do Brasil entre quarta (30) e quinta (31) com acentuado declínio da temperatura.

MADRUGADAS FRIAS

A massa de ar frio vai trazer uma sequência de madrugadas frias a partir de quinta (31) até o começo da semana que vem como o Rio Grande do Sul e o restante do Sul do Brasil ainda não tiveram neste ano. Serão ao menos cinco madrugadas seguidas frias com mínimas típicas de inverno.

No Rio Grande do Sul, grande parte dos municípios deve ter mínimas abaixo dos 10ºC no final desta semana e no próximo fim de semana. Marcas de 1ºC a 3ºC podem ocorrer nos Aparados da Serra e na região de Soledade assim como em baixadas da Serra do Sudeste. Na região da Campanha e da fronteira com o Uruguai, mínimas de 4ºC a 7ºC. Porto Alegre deve ter entre 11ºC e 13ºC, mas na Grande Porto Alegre pode fazer entre 8ºC e 10ºC.

GEADA

Os dados sugerem a possibilidade de vir a gear em pontos localizados, por exemplo, do Planalto Médio, de baixadas da Serra Gaúcha e da Serra do Sudeste, e mesmo de forma muito isolada e fraca na Campanha. No Planalto Sul Catarinense, paisagens invernais com os campos brancos pelo gelo podem aparecer no final da semana.

RITMO DE INVERNO

A nova massa de ar frio vai chegar cerca de uma semana depois da última. É o intervalo típico entre incursões frias que costuma se observar durante o regime de inverno. Mal há tempo para aquecer. É exatamente o que vai ocorrer nesta semana. A temperatura até se eleve e faz calor durante a terça à tarde em várias cidades, mas no dia seguinte o tempo muda e já esfria

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

MetSul Meteorologia