Tempo
Foto: Arquivo/Três Passos News

A segunda massa de ar frio de maior intensidade deste outono ingressa no Sul do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira. Vai ser responsável por um acentuado declínio da temperatura. A previsão é que a incursão de ar frio traga temperatura muito baixa para abril nas madrugadas. As mínimas devem ficar perto de 0ºC em cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Haverá pontos com marcas negativas. O frio deve trazer ainda formação de geada e que pode chegar ao Paraná.

Esta segunda massa de ar frio vai proporcionar temperatura semelhante ao que foi observado na primeira do final de março. As mínimas devem ficar 6ºC a 8ºC abaixo do que é normal para abril. Já as máximas tendem a ficar 4ºC a 5ºC abaixo das médias normais do período da tarde em abril. Como é ainda começo de outono, o frio nesta época se limita mais à noite, madrugada e o começo da manhã. Com isso, as marcas são amenas ou agradáveis durante a tarde. É bastante frequente durante o outono que se produza o chamado “efeito cebola” em que as pessoas saem de casa mais agasalhadas cedo da manhã pelo frio e ao longo do dia vão retirando as peças de vestuário de inverno com a subida da temperatura.

A massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e vai induzir instabilidade com chuva em pontos do Norte e da Metade Leste do território gaúcho, possivelmente também na área de Porto Alegre. Embora o dia ainda tenha temperatura agradável, o resfriamento começará a ser percebido no fim da quarta a partir do Oeste e do Sul do estado gaúcho. Será no final da quarta que ocorrerão as mínimas do dia à medida que o ar frio avança do Uruguai e da Argentina para o Sul do Brasil. O dia deve terminar com marcas de 11ºC a 13ºC no Sul gaúcho e na Campanha, e até menores na Serra do Sudeste. Nas demais regiões gaúchas, a queda da temperatura deve ser percebida mais ao longo da madrugada da quinta-feira.

SEXTA-FEIRA SANTA COMEÇARÁ GELADA NO SUL

Os estados do Sul do Brasil devem ter uma sequência de madrugadas frias a partir de quinta até o começo da semana que vem. O feriadão inteiro de Páscoa terá noites frias. A madrugada mais gelada na maioria das cidades do Sul será a da sexta-feira. O perfil seco da atmosfera por sucessivas noites favorecerá a sequência de madrugadas de temperatura baixa.

As menores mínimas no Rio Grande do Sul devem ocorrer nos Aparados da Serra e na região de Soledade, além da área de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste. São esperadas marcas de até 0ºC a -1ºC. No Planalto Sul Catarinense, marcas de -1ºC a -3ºC são prováveis. Vai fazer muito frio também em locais do Planalto Norte de Santa Catarina e até no Planalto de Palmas, no Sul do Paraná. Grande parte do Rio Grande do Sul terá mínimas de um dígito neste episódio de frio. Mínimas de 3ºC a 5ºC podem ocorrer nos locais mais frios da fronteira com o Uruguai e do Sul, mas, no geral, as mínimas nestas regiões devem descer a 5ºC a 7ºC. No Centro do Estado, na área de Santa Maria, as mínimas devem cair a 8ºC a 10ºC. No Norte do Estado, em baixadas da região de Passo Fundo, haverá pontos com 4ºC a 5ºC.

Na Serra, destino de muitas pessoas nesta Páscoa, Gramado e Canela devem ter mínimas nas suas áreas urbanas de 7ºC a 9ºC, mas em baixadas das zonas rurais dos dois municípios pode fazer 3ºC a 5ºC. A sexta terá as menores mínimas e no fim de semana as marcas se elevam um pouco.

NOITES COM GEADA

A incursão de ar frio deve trazer geada para o Sul do Brasil. Modelos chegaram a apontar a ocorrência de geada para o Sul de Minas Gerais, na Mantiqueira, mas depois deixaram de indicar. Há possibilidade de gear em cidades dos três estados do Sul, especialmente na madrugada da sexta-feira.

Há possibilidade média de gear em locais da Campanha, da fronteira com o Uruguai, e em baixadas da Serra, Centro-Serra (área de Sobradinho), do Planalto e do Médio e Alto-Uruguai, além do Planalto de Palmas. É alta a chance de geada na Serra do Sudeste, nos Aparados, na região de Soledade, no Planalto Sul Catarinense e Planalto Norte de Santa Catarina.

O frio não deve ser muito diferente do que foi observado no fim de março, quando Porto Alegre teve mínima de 10ºC e o Vale do Sinos registrou 7ºC em Novo Hamburgo. A capital gaúcha deve ter mínimas entre 11ºC a 13ºC na quinta, sexta, sábado, domingo e segunda-feira. Dependendo do dia, pela cobertura de nuvens, as mínimas caem mais ou menos, mas dentro deste intervalo. Na região metropolitana, alguns pontos devem ter entre 8ºC e 10ºC.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc

MetSul | https://metsul.com/massa-de-ar-frio-trara-geada-e-temperatura-abaixo-de-zero/?fbclid=IwAR0bDYVqMVMoBOCiQKG8grA6BUo4JSSDPYqjQC5M3OQKkZj70Q72C-f6xLM .