Educação
Foto: Divulgação

Na manhã de sexta-feira, 1º de outubro, o médico Vilmar Fontanive Júnior deu seguimento ao ciclo de palestras aos alunos formandos do Colégio Ipiranga. 

Vilmar terminou o Ensino Médio do Colégio Ipiranga em 2006. Formou-se em Medicina Interna pela Universidade de Santa Cruz do Sul e fez Residências em Clínica Médica e Pneumologia na Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre.

Atualmente trabalha no Hospital São Lucas, de Porto Alegre, e Dom João Becker, de Gravataí. 

Em sua área, no caso Pneumologia, neste período de pandemia, atua na linha de frente na UTI e relatou, aos formandos, que enfrentou situações e aspectos delicados e dolorosos para toda a sociedade.

Sobre a profissão de médico, ressaltou que o profissional da Medicina desempenha a sua função durante as 24 horas e precisa estar constantemente atualizado, uma vez que a velocidade da informação para um tratamento completo e eficaz se resume em dias e horas. 

Também enfatizou que o profissional da Medicina precisa ser solidário com as pessoas e observou que este aspecto ele experimentou no Colégio Ipiranga, quando participou dos projetos de voluntariado desenvolvidos pela escola, que sempre permitem a formação de cidadãos comprometidos com o próximo.

Aconselhou que os alunos, para enfrentar os vestibulares e provas para ingressar numa Faculdade de Medicina, precisam ter uma boa saúde física e mental, o que passa pela alimentação, concentração, foco nos estudos e perseverança em seus objetivos.

Colégio Ipiranga