Trânsito
Foto: Divulgação

Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou o fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso em papel-moeda a partir desta segunda-feira (04). Agora os proprietários dos veículos devem instalar o aplicativo para obter as informações.

A nova norma traz como principais vantagens mais praticidade, agilidade e velocidade no acesso ao documento do veículo, que será disponibilizado digitalmente em até um dia útil.Playvolume00:20/00:59elleTruvidLeia mais

Conforme o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, se o motorista for abordado ele deverá apresentar o documento digital ou impresso em papel comum. Pois, se o motorista não estiver com o documento ele estará sujeito a multa, pois o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) é um documento obrigatório.

De acordo com Gonçalves, se o casal compartilha o mesmo veículo, por exemplo, eles podem compartilhar o (CRLV-e) no celular, e na hora da abordagem ambos podem apresentar o documento normalmente.

O secretário orienta que o celular esteja sempre com bateria para evitar transtornos. O aplicativo não precisa de internet para funcionar.

Questionado se haverá necessidade de uma campanha educativa, o secretário disse que o Detran fará campanhas envolvendo o assunto.

O documento está disponível eletronicamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, na Central de Serviços do Detran-RS e ainda no portal de serviços do Denatran.

A taxa de pagamento segue sendo cobrada, mesmo sem a impressão do documento. O documento em papel-moeda segue valendo, conforme validade.

Rádio UIrapuru