Mundo
Foto: Nicolas Tucat/AFP

O Guinness World Records anunciou na segunda-feira (25) que uma freira francesa se tornou oficialmente a pessoa mais velha do mundo, com 118 anos e 73 dias de idade. A irmã Lucile Randon, nascida em 11 de fevereiro de 1904, bateu o recorde de pessoa viva mais velha após a morte da japonesa Kane Tanaka aos 119 anos e 107 dias de idade.

Lucile, que adotou o nome de Irmã André em 1944, quando decidiu se tornar uma freira católica, é a terceira francesa mais velha e a terceira europeia mais velha já registrada. A freira vive uma vida plena e em sua juventude trabalhou como professora, governanta e cuidou de crianças durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, ela passou 28 anos trabalhando com órfãos e idosos em um hospital em Vichy, na França, antes de se dedicar à vida religiosa. Ela passou a maior parte de sua vida prestando serviços à igreja. A freira já detinha o recorde de freira mais velha viva.

Vinho todo dia

Agora, a irmã Lucile vive em uma casa de repouso em Toulon, cidade portuária no sudeste da França. Ela é parcialmente surda e usa cadeiras de rodas, mas gosta de manter a mente ativa. “Eles me acordam às 7 da manhã, me dão meu café da manhã e me colocam na minha mesa, onde fico ocupada com pequenas coisas”, disse a irmã Lucile ao Guinness World Records. A equipe do lar de idosos disse que ela ainda recebe uma taça de vinho todos os dias. “Sua taça de vinho a mantém e talvez isso seja seu segredo de longevidade. Eu não sei, eu não encorajo as pessoas a beberem uma taça de vinho todos os dias” disse um funcionário da casa de repouso.

A pessoa mais velha de todos os tempos, a francesa Jeanne Louise Calment, nasceu em 1875 e morreu aos 122 anos e 164 dias de idade. Em entrevista à agência de notícias AFP, o assessor da irmã Lucile, David Tavela, disse que a freira é uma pessoa feliz, especialmente por ter tido até agora uma vida cheia de experiências e aprendizados. E ainda tem muito mais para conhecer. “É apenas mais uma etapa, já que seu objetivo é derrotar Jeanne Calment”, disse. Com o destaque do título do Guinness como a pessoa mais velha, a irmã Lucile tem como sua provável concorrente, uma irmã polonesa de 115 anos, que pretende alcançar a francesa.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/Fab5E1SQAqK0SxNiOmvzZU

Notícias UOL