Mundo
Foto: NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben

A NASA provocou a colisão de uma nave contra um asteroide. A missão, que parece ter saído de um roteiro de ficção científica, é um teste de defesa espacial, caso seja necessário proteger a humanidade de algum corpo celeste, que entre em rota de colisão com a Terra.

Algo que já foi retratado na ficção, em filmes como ‘Melancolia’ e ‘Armageddon’. No mundo real, o asteroide alvo da missão não oferece qualquer risco para a vida na Terra, como explica a professora de Ciência Espacial, Michelle Tompson.

“Além de não estar em rota de colisão com o nosso planeta, o Dimorfos, como foi batizado, é considerado pequeno, tem 170 metros de comprimento e, provavelmente, se desintegraria ao entrar na atmosfera. Para efeitos de comparação, o meteoro que acabou com a vida dos dinossauros tinha o tamanho de 10 quilômetros.

Uma outra missão histórica da NASA estava programada para acontecer nesta terça-feira (27). A agência espacial planejava lançar um foguete não tripulado com destino à Lua, um teste para futuras viagens com astronautas, algo que não acontece há mais de 50 anos.

A missão, entretanto, teve que ser adiada por causa de um furacão, que deve chegar aos Estados Unidos. É a terceira vez que a missão Artemis, que já custa quase R$ 500 trilhões de reais, precisa ser adiada. A data do novo lançamento ainda não foi divulgada.

Receba as nossas notícias no WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/HZcQ9vXiMIN1GC4kHcXcvC

SBT News