Foto: Reprodução
O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. O óbito ocorreu um dia após o pontífice dar a benção a milhares de católicos na Praça de São Pedro, no Domingo de Páscoa. A morte foi confirmada pelo Vaticano. “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, informou a Igreja Católica.
“Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, prosseguiu o Vaticano no comunicado oficial.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Jorge Bergoglio foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica.
Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com bronquite e depois apresentou uma infecção polimicrobiana. Em seguida, o papa recebeu um diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões. O Vaticano descreveu a infecção como “complexa” e explicou que foi causada por dois ou mais microrganismos.
Enquanto esteve no hospital, em Roma, o pontífice apresentou diferentes quadros de saúde, tendo pioras seguidas de melhoras. Durante a internação, Francisco precisou de transfusões de sangue em decorrência de uma baixa contagem de plaquetas, associada à anemia.
O pontífice também esteve em “estado crítico” enquanto internado e apresentou insuficiência renal inicial leve. Os episódios respiratórios de Francisco exigiram que ele usasse ventilação mecânica não invasiva, que envolve colocar uma máscara sobre o rosto para auxiliar na passagem do ar pelos pulmões. Ele recebeu alta no dia 25 de março.
Páscoa
O papa apareceu no Domingo de Páscoa (20) para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, arrancando aplausos da multidão de católicos que estava no local.
“Irmãos e irmãs, feliz Páscoa!”, disse Francisco, com a voz mais forte do que nunca desde a sua hospitalização. Ele acenou para a multidão e pediu a um assessor que lesse o seu discurso.
Francisco também andou no papamóvel em meio aos fiéis na Praça de São Pedro. Ele não celebrou a Missa de Páscoa no local, delegando-a ao cardeal Angelo Comastri.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
O Sul
Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
Nesta segunda-feira, 21, dia de Tiradentes, tem previsão de tempo seco ainda frio com mais…
Na tarde de domingo, 20, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 3 homens e apreendeu cerca…
Se você costuma usar óleo de semente para cozinhar, talvez seja hora de repensar esse…
This website uses cookies.