Tempo
Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil realiza acompanhamento do nível do Rio Uruguai em Itapiranga. O volume de água já atinge áreas de camping no interior, porém, sem interferir no trânsito até o momento.

O monitoramento também é em relação à vazão das barragens de Machadinho, Itá e Foz do Rio Chapecó. No momento a liberação de água é menor que a entrada nos lagos, porém, a capacidade já está próximo a 90%.

Conforme o secretário de Administração de Itapiranga, Artêmio Scalon, o trabalho é constante por parte da Prefeitura, Bombeiros e Defesa Civil visando orientar a população ribeirinha sobre o nível do rio Uruguai que subia aproximadamente 24 centímetros por hora.

Conforme Scalon, a cheia do Rio Uruguai não deve atingir nível para causar grandes transtornos. De acordo com ele, é importante os proprietários de áreas de lazer as margens dos rios ficarem atentos devido à elevação do volume de água que pode causar prejuízos.

A travessia da Balsa entre Itapiranga e Barra do Guarita é normal, porém, com os cuidados especial devido a força da correnteza.

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga possui acompanhamento constante do comportamento do nível de água do Rio Uruguai. Preocupação existe devido ao grande volume de água em pelo menos três barragens que impactam no Rio Uruguai em Itapiranga. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, sargento André Rauber, durante a madrugada o nível do rio superou os cinco metros acima do normal e com isso ocorre o monitoramento com atualização dos dados a cada hora.

Rauber informa que a tendência era de manter a elevação que está com média de 24 centímetros por hora. O comandante ressalta que é preciso aguardar o comportamento das barragens para novas orientações sobre a cheia.

Às 13 horas desta quarta-feira, 04, o nível do rio chegou a sete metros acima do normal.

Às 19h, o nível do rio chegou a 7,84 metros, subindo 10 cm na última hora, segundo a Defesa Civil.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/HZcQ9vXiMIN1GC4kHcXcvC

VEJA TAMBÉM

Rede Peperi