Educação
Secretário Faisal Karam ressaltou a importância do compartilhamento de dados. Foto: Lucas Nogare

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+) lançou, na tarde de quinta-feira, 5 de março, uma nova plataforma de monitoramento on-line dos casos de violência nas escolas estaduais. O ato, ocorrido no Auditório do Ministério Público Estadual, teve ainda uma capacitação para gestores e professores de 80 instituições de ensino de abrangência do Programa RS Seguro, que vão aderir de forma piloto ao acompanhamento.

A nova plataforma, por estar estruturada com base no formulário do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), além de monitorar questões que envolvem violência escolar, também fornecerá dados para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), podendo disponibilizar informações com validade metodológica para outras secretarias de Estado e Municípios.

Além disso, a parceria com as universidades possibilitará que os professores e assessores CIPAVE+ das Coordenadorias Regionais da Educação participem de capacitações continuadas sobre a plataforma e seus conceitos, tendo disponível um curso online.

Com informações da Seduc