Tempo
Lajeado Molina, interior de Três Passos. Foto: TP News

Prepare os casacos e as meias mais quentinhos, porque um frio ainda mais intenso está para chegar ao Rio Grande Sul no próximo final de semana. A expectativa é de que as regiões da Serra, da Campanha e Central registrem geada em razão das mínimas baixíssimas e de que o Estado tenha quebra de recordes de frio na semana que vem, aponta a Somar Meteorologia. 

Até quinta-feira (27), as temperaturas devem permanecer como estão no Estado. Porém, na sexta-feira (28), outro elemento, além do frio, entra em ação: a chuva. A mudança começará pela Fronteira Oeste, mas os prognósticos apontam que, no sábado (29), os fortes temporais avancem para todo o território gaúcho, conta a meteorologista da Somar Fabiene Casamento:

— A chuva será forte e volumosa. Espera-se que, de sexta para sábado, seja registrada a precipitação de 50 milímetros de água na cidade de Torres, no Litoral Norte, em Santa Maria, na Região Central e também na Serra. Ela acontecerá porque temos um corredor de umidade vindo do Norte do país e a frente fria que passa pela costa gaúcha ajuda a canalizar essa umidade sobre o Rio Grande do Sul — diz a especialista. 

Passado o grande volume de chuva, a temperatura cai bastante. A partir de domingo, as temperaturas prometem ser de 2°C a 3°C mais baixas do que as registradas até agora. Isso aumenta as chances de geada, principalmente na Serra, na Campanha e na Região Central.

— Essa segunda massa de frio, com origem polar, que vem em direção ao Rio Grande do Sul, derrubará ainda mais as mínimas e ela será bastante intensa, porque vai ficar mais localizada no sul do Brasil. Espera-se que esse frio mais forte dure, pelo menos, até quarta-feira (2). 

GZH