Variedades
Foto: Reprodução

Um bateria capaz de carregar o celular em um minuto deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2020 — parece sonho, mas é realidade. A startup israelense StoreDot já anunciou que tem a tecnologia necessária para dar vida à bateria ultrarrápida.

O segredo da StoreDot FlashBattery, como foi batizada a bateria, é a combinação de nanotecnologia com compostos orgânicos fabricados em laboratório. Ela também é feita de lítio, o material mais comum de se encontrar em baterias recarregáveis.

A diferença é que a nova tecnologia permite que a bateria armazene mais energia por segundo do que qualquer outro carregador que existe, afirma o site da empresa.

É comum que soluções como essa diminuam a vida útil da bateria do celular, fazendo com que o aparelho fique “viciado”. Ainda segundo a startup, essa é uma preocupação que os usuários não terão, já que o StoreDot FlashBattery suporta um número suficiente de ciclos de carga e descarga.

Caso você esteja se perguntando se a tecnologia é segura, saiba que a empresa garante que a bateria é fabricada com uma proteção de múltiplas camadas. Também são usados compostos não inflamáveis que foram pensados especialmente para aguentar altas correntes elétricas.

Também existe uma preocupação ambiental por parte da companhia, como mostra o site: “Ao contrário de outras baterias que contêm metais pesados ​​tóxicos e poluentes, os materiais da StoreDot geram um impacto ambiental mínimo”.

No futuro, é esperado que as baterias também funcionem para carregar carros elétricos em até cinco minutos, o que garantiria autonomia de cerca de 500 quilômetros.

Vix