Tempo
Geada em São Joaquim/SC. Foto: Divulgação

O feriadão de Páscoa tem frio em vários estados do Centro-Sul do Brasil. Efeito da segunda massa de ar frio deste outono de maior intensidade. As temperaturas estão abaixo da média no Sul do país desde a quinta-feira e o ar frio alcançou parte do Centro-Oeste e do Sudeste do território brasileiro. O Rio Grande do Sul teve 1,6ºC na quinta em Pinheiro Machado, 0,1ºC abaixo de zero em Vacaria na Sexta-Feira Santa, 1,5ºC em São José dos Ausentes no sábado e 4ºC novamente em Ausentes neste domingo. Em Santa Catarina, Urupema anotou 3,5ºC na quinta, 1,6ºC negativo na sexta, 1,0ºC negativo no sábado e 1,3ºC hoje. General Carneiro, no Paraná, teve 0,8ºC na sexta, 1,7ºC no sábado e 4,3ºC neste Domingo de Páscoa.

Então, fica a pergunta: o frio veio para ficar?

Os mapas abaixo mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) prevista para os próximos vinte dias, com intervalos de cinco dias, do modelo norte-americano CFS.

Como se observa, a tendência no curto prazo é de manutenção da temperatura abaixo da média na maior parte do Sul do Brasil. Isso porque o tempo aberto vai favorecer que as noites sigam frias, embora se preveja gradual aquecimento e tardes mais quentes, o que já se viu no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com mínimas mais altas neste domingo de Páscoa. Ocorre que, na sequência, a projeção é de um período com temperatura acima da média. Uma massa de ar mais quente deve ingressar no Sul do Brasil na última semana de abril, o que depois vai favorecer a ocorrência de instabilidade com o retorno da chuva.

Assim, haverá ainda algumas noites frias neste começo de semana, mas frio intenso mais generalizado não se prevê novamente nos próximos dez dias. Aliás, é o padrão normal do outono. Se mesmo no inverno frio constante é a exceção e não a regra, com períodos frios intercalados com dias amenos e em alguns casos até quentes, não seria no outono que o frio chegaria para ficar. Portanto, a tendência para as próximas semanas no Sul do Brasil é de alternância de períodos mais frios com outros de temperatura mais alta em que as marcas serão agradáveis ou até elevadas em alguns dias.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/BMTnJNtsqa40Jxv58Jajvt

MetSul | https://metsul.com/o-frio-veio-para-ficar/?fbclid=IwAR0ZEPXm06bNOsZjpqZvY1pDskNZR1wfKPTS0KQ42sM1kNPu34JBg5s1mSE .