Tempo
Foto: Reprodução

Para quem gosta de frio, que chegou ainda em março, abril terá mais duas ondas marcantes de baixa temperatura no Rio Grande do Sul. A mais intensa está prevista para o final do mês, de acordo com a Climatempo. A chuva deverá oscilar entre a média e pouco acima da média, conforme a região.

O fenômeno conhecido como La Niña, que provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, segue interferindo pelo terceiro ano consecutivo.

– Isso favorece mais dias sem chuva e pouca precipitação – explica a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo.

Nas áreas próximas a Santa Catarina e no oeste gaúcho, a chuva tende a oscilar entre a média e pouco acima da média. No Centro-Sul, os volumes devem ficar abaixo da média registrada para abril. Os dias de chuva estarão mais concentrados na segunda quinzena.

– Em março, as chuvas até ficaram acima da média, o Pacífico estava mais quente. Em abril, não chove tanto. Costuma chover mesmo de junho a outubro – diz Fabiene, que complementa:
– Vai chover em abril, períodos em que vai chover muito em poucos dias, mas não será suficiente para ajudar o pessoal no abastecimento de água. Para o cultivo, pode trazer um alívio.

A meteorologista afirma que a antecipação do frio, como neste ano, é normal, também em decorrência da atuação da La Niña. Outra onda de baixa temperatura deve ocorrer na metade do mês, mas a mais significativa virá entre o final de abril e o início de maio. Todas têm possibilidade de geada, mas a chance mais elevada é na terceira – o Estado teve a primeira geada do ano nesta sexta-feira (1º).

– Abril será mais frio do que a média. As temperaturas máximas vão fechar abaixo da média no Centro-Sul e no Leste. No Oeste, ficarão em torno da média.

Quanto às máximas, os termômetros oscilam entre 20ºC e 28ºC no Noroeste, no Sul e na Fronteira Oeste.

– No decorrer da primeira quinzena, pode ter dias com temperaturas elevadas, mas o que vai predominar é a chegada de ondas de frio – resume Fabiene.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

Gaúcha ZH